Quando se lida à escala espacial, as coisas raramente podem ter retorno imediato. Mas mais de 10 anos após o seu lançamento, a sonda espacial Rosetta chega finalmente ao seu objectivo, e torna-se na primeira nave terrestre a orbitar um cometa.
Muitas eram as coisas que poderiam ter corrido mal, como a nave não acordar do seu modo de hibernação, mas felizmente tudo correu como previsto e a Rosetta está neste momento em órbita do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Para já tem estado a transmitir imagens detalhadas deste cometa que tem o estranho formato de um "pato de borracha"; mas ao longo dos próximos meses teremos nova aventura.
A sonda irá aproximar-se gradualmente do cometa, passando da sua actual órbita de 30Km para apenas 2.5Km, altura em que irá lançar o seu pequeno módulo de exploração Philae, que irá aterrar no cometa. Tudo isto numa altura em que o cometa fará também a sua mais próxima passagem pelo Sol em seis anos; e que desta vez contará com estes dois observadores "na primeira fila".
Esperemos que tudo continue a correr tão bem como até ao momento, e que esta missão permita recolher dados que sejam úteis aos cientistas para dar resposta sobre estes misteriosos visitantes do espaço profundo que nos cativam com as suas espectaculares passagens pelo nosso Sol.
Vou só aqui deixar uma foto do centro de controlo com a equipa da sonda Rosetta, onde existe um tuga:
ResponderEliminarhttps://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/10352956_10201817365230737_6750614185663163172_n.jpg