2014/08/08
Gastar o AdWords dos concorrentes
A publicidade é um dos principais negócios na Internet, e que permite que o Google (e não só) façam fortunas monumentais à custa dos anúncios que apresentam um pouco por todo o lado, pagando uma pequena comissão a quem os apresenta. Como em tudo que mete dinheiro, não há quem recorra a métodos fraudulentos para viciar o sistema a seu favor.
É praticamente inevitável que qualquer serviço que esteja aberto "ao mundo" esteja sujeito a todo o tipo de abusos, e por isso não será surpresa para alguns que existam serviços que se dediquem a "estourar" o orçamento de um concorrente no AdWords.
Normalmente, o tipo de fraude mais comum com publicidade online consiste em recorrer a formas fraudulentas de clicar nas anúncios que surgem nos seus próprios sites, de modo a aumentar os seus ganhos com a publicidade apresentada; mas este sistema é uma curiosa variação, que permite contratar um serviço que pode ser direccionado para empresas específicas, de modo a estourar-lhes o orçamento com cliques fraudulentos e assim impedir que os mesmo cheguem a utilizadores que se poderiam tornar potenciais clientes. Os preços podem chegar aos $1000, que permitirá "bloquear" os anúncios de um concorrente de forma ilimitada, mas se for um ataque que vise apenas estragar uma campanha temporária, poderá ser feito por valores bem mais económicos, a partir dos $100 por um bloco de 10 anúncios durante 24h.
Tal como já temos assistido a ataques de concorrência "desleal" em informações online (como o caso dos restaurantes que editam informação de restaurantes concorrentes, dizendo que estão estão fechados ao fim-de-semana, por exemplo), fica também o alerta dado caso invistam em publicidade online que se evapore rapidamente sem que produza os resultados esperados.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)