2014/02/08

Criador vai remover Flappy Bird das app stores


É um dos mais recentes fenómenos virais da internet: um pequeno developer cria um jogo absurdamente difícil e frustrante chamado Flappy Bird, chega aos topos das tabelas de jogos nas app stores, e torna-se mais um caso que irá fazer muitos outros com esperança de algum dia conseguirem feito idêntico. Só que o caso torna-se ainda mais insólito, pois depois de todo este sucesso e mediatismo, o seu criador diz que vai retirar o jogo das app stores já amanhã.


Porque motivo alguém iria remover um jogo da app store que tem rendido mais de $50 mil dólares diários em publicidade?

O seu criador Dong Nguyen diz que a remoção do jogo não se deve a qualquer pressão legal (as imagens que ele usou para o jogo têm demasiadas parecenças com outros jogos bem populares), mas que tal se deve apenas à pressão mediática a que tem sido sujeito desde que este seu jogo chegou aos tops e se tornou na sensação do momento.


Por muito que eu aceite que a pressão possa ser muita, não sei até que ponto é que não seria facilmente compensada pelo lucro diário que este Flappy Birds estava a gerar - se bem que há também que considerar a possibilidade desta remoção não passar de mais uma manobra mediática que incentive quem ainda não tiver experimentado o jogo a que o faça antes que ele "desapareça". É que de qualquer maneira, os jogos já instalados continuarão a funcionar e apresentar publicidade - e, há também que ter a perfeita consciência de que este jogo nunca iria ter uma longevidade muito duradoura.

Aproveitar os "últimos cartuchos" ou tentativa de manter a sua sanidade e privacidade... qual vos parece que seja o motivo mais provável para isto?

3 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=gD-nzHy2DdU

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto parece estar a pesar...incrível como um jogo consegue mudar tudo, existe pessoas para tudo! Uns procuram fama a todo o custo outros querem permanecer no anonimato

      http://au.ibtimes.com/articles/537919/20140209/chicago-teen-kills-brother-over-flappy-bird.htm#.Uvd-RajFKaw

      Eliminar
    2. E acabei de descobri que o criador do jogo parece ser do Vietname e lá são poucos os que valorizam o dinheiro...logo ele está a ser alvo de muita pressão e até ameaças!

      Eliminar