2014/02/08

Transforma um PC velho num NAS e Media Streamer com o Amahi


É quase inevitável que, à medida que vamos acumulando dados digitais, se sinta necessidade de arranjar métodos mais eficazes de guardar os nossos dados de forma mais centralizada (e segura), e de onde facilmente sejam acessíveis a partir dos nossos vários computadores, smartphones, tablets, e até televisores. Este Amahi Home Server faz isso e muito mais, e pode ser facilmente utilizado por qualquer pessoa.

Quando se começa a procurar por um equipamento tipo NAS, é quase certo que se acaba a pensar em algo como "por este preço mais valia usar um PC". Sabendo-se que a maioria das pessoas acaba por ter um (ou mais) PCs que vão encostando quando começam a ficar insuficientes para as suas necessidades, esse acaba por ser uma opção que nem implica investimentos adicionais.

Existem inúmeras alternativas para reciclar um PC velho e usá-lo como NAS e Media Streamer (uma opção popular é o FreeNAS e o unRAID), mas hoje trago-vos o versátil e multifacetado Amahi Home Server.

Este Amahi é open source e gratuito e tem algumas funcionalidades interessantes, como usar o Greyhole para storage, que permite manter os dados em segurança usando múltiplos discos que são tratados como um só; criar uma VPN para nos permitir aceder aos dados em segurança a partir de qualquer local; contar com inúmeras "apps" para adicionar funcionalidades de forma super-simples; e de até incluir um serviço de DNS dinâmico para que não tenham que se preocupar com esse detalhe.

Se têm um PC encostado e estão constantemente a deparar-se com a necessidade de terem que colocar os vossos dados digitais em ordem, este Amahi é certamente uma das opções que vale a pena explorar.






3 comentários:

  1. Anónimo9/2/14 21:30

    Ui, não fazes ideia do quanto útil foi este post para mim! :-) tenho um pequeno portátil (AMD E-450, 4Gb RAM, Windows 7 64-bit) com um disco 500gb, mais 2 externos USB de 1.5 e 3 Tb, e recentemente comprei um NAS usado da Iomega Home Média Center Cloud Edition 2Tb por 50 euros. Como o espaço está bastante disperso, se calhar vou unir tudo em um. O problema tem haver com consumos: se unir o espaço, ao ver por ex. uma série vou ter todos os discos activos, enquanto por separado só a unidade necessária. RECOMENDO: Freefilesync. Pode-se espelhar discos sem trabalho nenhum, a App compara o conteúdo dos dois discos e copia só o que for necessário. Eu por exemplo vou adicionando tudo no HDD 1 e no final de semana é só ligar a App e o conteúdo novo é copiado para o HDD 2 (backup). Com isto só uma unidade está em constante funcionamento, e a unidade de cópia (HDD 2) é poupada e não consome energia. Muito bom post Carlos

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    Eu experimentei este Amahi e não fiquei impressionado. Fiquei com a sensação de bloatware. Longe de ser mau! Longe disso! Simplesmente fiquei com a sensação de ter demasiada coisa que não me faz falta.

    Fiquei muito impressionado com o OpenMediaVault, que é um simples debian com uns extras muito bons!

    http://www.openmediavault.org/

    Deem uma olhada. Tem requisitos muito baixinhos mesmo! :)

    ResponderEliminar
  3. Me envia so todas as cinfiguracoes que fizeste na tua casa via pdf para: quindaula@gmail.com

    ResponderEliminar