2014/02/07

Nokia com Android continua a dar sinais de vida


Muito se tem falado sobre o Nokia "X" também conhecido pelo nome de código Normandy, e o que é certo é que continuam a surgir relatos de que este modelo estará mesmo prestes a tornar-se realidade. Desta vez, o "avistamento" foi  feito na base de dados de uma app de benchmark de fotografia.


Segundo os dados registados, parece ficar confirmado o posicionamento low-cost deste Nokia Android com referência oficial RM-980, tendo uma modesta câmara de 3MP sem auto-focus e com Android 4.1.2. Uma versão Android que no entanto não será aquela a que estamos habituados, tendo sido profundamente alterada pela Nokia para nos apresentar um interface mais ao estilo dos Asha.

Pessoalmente, preferiria ver a Nokia a apostar neste seu "Android" em vez dos seus Asha - que embora estejam bastante bem conseguidos, terão sempre a vida dificultada a nível de suporte continuado e desenvolvimento de apps para essa plataforma. Optando por usar Android - mesmo que modificado - o processo de trazer qualquer app Android para este modelo seria muito mais simplificado e do agrado dos developers.

Talvez seja essa mesma a intenção, mas será necessário aguardar mais um pouco para saber se este "Normandy" se torna numa verdadeira nova ofensiva ao segmento low-cost... ou se será um projecto abortado à última hora pelo novo CEO da Microsoft. Supostamente estariam previstas novidades sobre isto no próximo MWC no final de Fevereiro, mas depois do anúncio de que a Samsung irá apresentar o seu novo Galaxy S5 (e certamente concentrar todas as atenções durante esses dias) a Nokia parece estar a reformular os seus planos.

1 comentário:

  1. Eu continuo céptico quanto à Nokia apostar também no Android. Talvez esse tal "Normandy" tenha apenas o acesso às app´s Android e não ao sistema em si.

    A verdade é que tudo está muito indefinido no momento, nenhum de nós poderá afirmar quais os sistemas que competirão no mercado daqui a uns anos(não muitos).

    Entre a mescla de IOS, Android, Windows Phone, Tizen, Firefox OS, Ubunto OS, Sailfish OS, etc... venha o diabo e escolha. Certo é que alguns vão crescer e outros desaparecer e parece-me que o potencial de investimento por de trás dos sistemas é que marcará a liderança no segmento...

    ResponderEliminar