2014/02/06

RTP 5i - a tecnologia "second screen" chega a Portugal


Se noutros tempos ver televisão era uma actividade a que se dedicava toda a atenção, hoje em dia com smartphones e tablets espalhados por todo o lado, a nossa atenção está bem mais dividida. A meio de um filme ou série podemos sentir vontade de explorar algo, e bastam uns toques num ecrã para darmos um salto ao IMDB, ou discutir o que se está a ver com os nossos amigos nas redes sociais. É esse o princípio do "second screen" que agora chega à RTP com o seu novo 5i.

Desenvolvida em Portugal pela Innowave a app RTP 5i permite que todos os espectadores possam acompanhar diversos programas de forma mais dinâmica e interactiva. Com o 5i podemos ver informação complementar ao programa, falar com outras pessoas, participar em votações e outras interacções, tudo isso de forma sincronizada com o que se está a passar no televisor.


Em jeito de balão de ensaio, o primeiro programa a tirar partido desta nova tecnologia foi o "5 Para a Meia-Noite", sendo que muitos outros se seguirão (o "The Voice Portugal" será o próximo a receber idêntico tratamento).

É bom ver o nosso canal público nacional a apostar nestas novas tecnologias que, a seu tempo, se irão tornar comuns para todos os canais e programas - e que acabam por ser necessárias para garantir a sobrevivência dos canais tradicionais de TV face às ofertas cada vez mais numerosas e diversificadas dos conteúdos online. Quanto mais não seja irá ser mais uma desculpa para que se possa manter o tablet sempre à mão enquanto se vê televisão... mesmo se depois acabarmos por ir parar ao nosso jogo favorito quando o programa que se estiver a ver não nos conseguir cativar... :)


3 comentários:

  1. Só um reparo em relação ao título do artigo: a tecnologia "second screen" não chega a Portugal agora, já cá estava. Há uns meses o AXN transmitiu a primeira temporada de "Hannibal" com recurso a esta tecnologia, como se pode ver no link: http://www.axn.pt/programas/hannibal/consegue-app. Eu vi um dos episódios recorrendo a esta app e, para um programa de ficção não creio que funcione, pois dispersava a atenção da narrativa para pormenores acessórios que, apesar de interessantes, não adiantavam muito à mesma. No caso do 5 para a meia noite, o conteúdo adicional mas principalmente a interactividade podem ser uma mais valia, pena é que a app não funcione em equipamentos mais modestos, como o velhinho a5.

    ResponderEliminar
  2. A primeira vez que ouvi falar deste fenómeno de usar um "ecrã complementar" enquanto se vê televisão achei uma estupidez. Até que... me apercebi que até eu o fazia desde que tenho um smartphone. Quando via filmes era frequente ficar com a sensação de que já tinha visto determinado actor noutro sítio, e ficava a pensar naquilo... agora vou rapidamente ao IMDB, vejo o nome do actor e consulto a sua filmografia. E extrapolando deste caso tão simples, percebe-se logo a potencialidade que isto tem. É bom ver que os canais já estão a avançar neste sentido, porque pelo que tenho percebido, entre as smartTVs e a possibilidade que os serviços de televisão pago têm de ver gravações automáticas, cada vez menos pessoas ficam a ver TV em directo.

    ResponderEliminar
  3. Não sei como é a app do iOS, mas a app para Android é simplesmente horrível. Não é nada intuitiva, é lenta e parece que foi feita à pressa. Parece que fizeram um port qualquer em vez de seguir as guidelines do Android. De resto, a ideia até é engraçada...as próximas emissões devem correr melhor.

    ResponderEliminar