2014/02/14

Sarcasmo no Facebook pode colocar jovem 10 anos na cadeia


Justin Carter é um jovem como tantos outros, e que mal imaginava que alguns comentários seus no Facebook pudessem vir a arruinar completamente a sua vida, colocando-o na lista de potenciais terroristas e podendo-o fazer passar os próximos dez anos da sua vida na prisão, onde já se encontra e onde tem sido brutalizado.


Se a maioria das pessoas acompanhasse os comentários que Justin fez no Facebook, assumiria automaticamente que se tratavam daqueles tipos de comentários sarcásticos/estúpidos que muitas vezes se trocam com amigos quando se está em ambiente propício para essas parvoíces.

Justin disse algo como "Sim, estou completamente maluco e acho que VOU FAZER UM TIROTEIO PARA UMA ESCOLA INFANTIL", "E VER O SANGUE DOS INOCENTES CHOVER", "E COMER O CORAÇÃO DE UM DELES".

Só que houve alguém que não gostou do comentário e fez queixa dele às autoridades, e para agravar a coisa... tinha havido (mais) um incidente de tiroteio numa escola nos EUA recentemente; e o caso passou a ser tratado com uma atitude bem mais agressiva.

Embora nada fosse encontrado em sua casa (armas, livros "perigosos" como os manuais de fazer bombas, etc.), Justin foi atirado para a cadeia e lá tem estado - cada vez com menos esperanças de que alguma vez se possa ver livre deste sarilho causado por três comentários no Facebook.

Igualmente absurdo é tudo isto estar a ser feito sem que sequer se tenha conhecimento do contexto em que aqueles comentários foram feitos - algo que seria de importância fundamental, uma vez que o primeiro comentário visível indicia que tenham sido feitos em resposta a algo (que possivelmente poderia revelar o contexto "palhaçada" em que teriam sido feitos.)

... Fico mesmo sem saber o que dizer... a não ser que tenham cuidado com o que dizem, nunca se sabe quanto têm uma brigada de tropas especiais a irromper-vos em casa por causa de algo que tenham dito no gozo na internet.


[via]





6 comentários:

  1. Se há risco que não piso é dos comentários nas redes sociais. Chamar um júris de fdp é menos perigoso que ameaçar alguém ou algo na internet. Além de poder incorrer nesse tipo de armadilhas do destino, há o risco de chatear algum hacker ou alguma celebridade troll. Sei um caso de um indivíduo (técnico em TI) que postou uma foto (falsa) da mulher de um famoso blogger brasileiro e que não tem mais paz. Toda empresa onde arranja emprego é bombardeada com twits, emails ou posts no Facebook acerca das atitudes do rapaz, por parte dos seguidores do blogger. Verdadeiro bullying cibernético.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Parece que não foi o caso, mas o que invalida que alguém, em 30 segundos faça uma imagem igual no Photoshop só para chatear o vizinho com quem não se dá?

    Imaginar que alguém pode passar uma temporada na cadeia só porque a policia recebeu um screenshot de um telemóvel, com três comentário. Só nos Estados Unidos isto pode acontecer...

    ResponderEliminar
  4. Só nos EUA mesmo....Surreal!
    Poderiam para de vender armas a qualquer um mas não, preferem ter atitudes estupidas com um jovem que disse o que não devia...

    ResponderEliminar
  5. A SWAT a entrar pela janela por ter baixado uma música U.U

    ResponderEliminar
  6. "The Texas teen facing a felony terrorism charge over an alleged threat on Facebook has been released on bail after an anonymous donor posted a $500,000 bond."

    ResponderEliminar