2014/02/15

Rover lunar chinês "ressuscitou"


O pequeno rover chinês que passeava na Lua teve um final de missão prematuro, deixando de funcionar após um mês de actividade na sua missão originalmente planeada para durar três meses, mas... demonstrando que isto da ciência e tecnologia também está sujeito a surpresas, eis que o pequeno Jade Rabbit parece ter regressado à vida.



Uma boa notícia que surgiu precisamente um dia após a agência chinesa ter declarado oficialmente a sua morte; e que agora faz renascer as esperanças de que afinal ainda se possa continuar a dar uso ao pequeno rover. Os problemas começaram quando o rover deveria entrar num período de suspensão de duas semanas, mas onde se receava que os seus painéis solares não tivessem ficado devidamente fechados e protegidos das baixas temperaturas. Com os painéis danificados, o rover não conseguiria acumular energia para continuar a funcionar.

Ainda não é garantido que este regresso à vida signifique que a missão possa ser retomada como estava prevista, mas sempre é um melhor sinal do que o silêncio que tinha originalmente ditado o seu anúncio de morte oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)