2014/03/14

Samsung lança capa com sensor de distância ultrasónico para auxiliar cegos


Os smartphones evoluíram de pequenos telemóveis com um ecrã ligeiramente maior que o normal para os completos sistemas que hoje conhecemos e que agregam as funções de computador de bolso, câmaras, sistemas de navegação GPS e muito mais. Invariavelmente somos levados a pensar: mas que mais se poderá acrescentar a estes dispositivos? Para a Samsung, ainda muito há por fazer, como agora se fica a saber com a criação desta capa com sensores de distância ultrasónicos.



Não se trata de uma capa cuja função seja assistir um médico para ver o que se passa no interior do nosso corpo (se calhar, lá chegaremos!) mas sim de um sensor idêntico aos que se encontram nos automóveis e que nos dizem a distância para os veículos circundantes quando se estaciona. Se para a maioria das pessoas isto poderá não fazer muito sentido, há um grupo que irá apreciar esta funcionalidade: a das pessoas cegas ou com visão reduzida.

Esta capa ultrasónica para o Galaxy Core Advance permite aos utilizadores detectar a existência de objectos até uma distância de 2 metros, alertando o utilizador com vibrações ou indicações sonoras; e faz parte de um conjunto de ferramentas que a Samsung desenvolveu para facilitar a vida a quem não vê. Outra coisa é um suporte onde se coloca o smartphone e que permite fazer o scan e leitura por voz dos textos que se colocarem por baixo dele; e outra as Voice Labels, que são tags NFC às quais os utilizadores poderão anexar lembretes vocais para uma mais fácil identificação de objectos ou instruções sobre como usar alguns equipamentos.

A mim dá-me sempre um gosto especial ver a tecnologia a ser utilizada para simplificar a melhorar a vida daqueles que mais precisam, e é bom ver um gigante como a Samsung não se esquecer disto.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)