2014/04/10

Codebits 2014 - Dia 1


Demorou... mas chegou. O primeiro dia do Codebits já arrancou, e neste momento já temos mais de 900 participantes a "todo o gás" e a prepararem-se para derreter os neurónios pela noite dentro a trabalhar nos seus projectos, isto quando não têm que fazer uma pausa para assistir às muitas talks e workshops que vão decorrendo em paralelo.

Manda a tradição que o Codebits nunca comece a horas e este ano não foi excepção. Não que isso fosse desagradável este ano, pois o tempo parece estar a cooperar para nos dar um Codebits cheio de Sol (sendo da forma que se poderá dar bom uso à esplanada que foi estreada este ano).


A fila do check-in é sempre um bom momento para reencontrar caras conhecidas e fazer os primeiros contactos. Nunca se sabe se a pessoa do lado acabará por ser um dos membros da equipa com quem farão o projecto para o Codebits, e tão ou mais importante, o Codebits é feito de socialização. Se muitos dos participantes passarão a maior parte do seu tempo a olhar para um ecrã de computador, o Codebits torna-se no local onde poderão tirar os olhos do ecrã e falar directamente com amigos e conhecidos que apenas se encontram neste evento... já para não falar de alguns nomes "sonantes" que por cá passam para fazer apresentações, e com quem poderão sempre dar uma palavrinha.



Depois do check-in, segue-se a apresentação inicial que marca a abertura oficial do Codebits. Desde já ficou garantido que o Codebits irá continuar, com mais uma edição confirmada; a aposta na diversificação e intensificação do apoio a projectos - este ano o Codebits é acompanhado por uma edição U-Codebits na Covilhã; e muitas novidades que serão revelados ao longo dos próximos dias.

Para já ficamos a conhecer a campanha member get member da MEO Cloud, em que por cada pessoa que convidarem para o serviço ganham 500MB de espaço extra até um total de 32GB máximos (o dobro dos 16GB oferecidos inicialmente); uma versão do MEO Cloud para Windows 8; e também um cheirinho do que irá ser o MEO Wallet, com os participantes a receberem €1000 virtuais que poderão gastar em "compras" no recinto, servindo como beta testers para o arranque do serviço, que está para breve - dizem-nos.


Como é habitual, para além da mais recente tecnologia também temos uma forte carga de nostalgia, com o retrocomputing e gaming a estarem novamente presente em grande força. (Não, ainda não tive oportunidade de ir experimentar as RiftCycle, mas vou já lá passar a seguir... se a fila não for muito longa.)


Enquanto isso, os participantes preparam-se para uma tarde cheia de apresentações, com o almoço hoje a ficar a cargo da KFC (também têm salada e fruta, caso pretendam manter uma alimentação mais saudável).

Embora a energia ainda esteja ao máximo, o Codebits também tem a sua zona de chillout, onde os participantes poderão fechar os olhos e recuperar energia sempre que necessitarem... ou talvez ter o momento de descanso necessário para que surja a inspiração para um projecto ganhador.


Até ao fim da tarde do próximo sábado, o Codebits não pára... e nós cá estaremos para vos ir dizendo o que por cá se passa.

Mini-jogo do dia: conseguem descobrir dois elementos "da família" nas fotos? Dica: Apps do Android... cof cof... :)




Resumo Codebits

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)