2014/04/17

eMotion - Projecto premiado no Codebits


Embora já vos tenha falado do projecto vencedor do Codebits 2014, existiram vários outros projectos que foram premiados. Um deles é o eMotion, que pretende facilitar as chamadas em vídeo entre utilizadores usando apenas tecnologias web e dispensando plugins proprietários.

O WebRTC é uma tecnologia relativamente recente que possibilita fazer chamadas de vídeo e voz usando-se apenas o browser. Mas no entanto, é algo que apenas disponibiliza os elementos base para esta funcionalidade, sendo que - por si só - não é directamente utilizável pelo utilizador final. O eMotion é um serviço que recorre a esta tecnologia, mas disponibiliza toda uma plataforma que permite a gestão de utilizadores, salas de conversação, permissões, etc. tornando-a realmente útil... e fácil de utilizar.

Ao recorrer ao WebRTC o projecto aproveita automaticamente a segurança do sistema (que utiliza comunicações encriptadas; e onde qualquer potencial vulnerabilidade que venha a ser descoberta será rapidamente e automaticamente disponibilizada pelos criadores dos browsers); assim como as suas vantagens (como redução de ruído ambiente; ajuste automático da qualidade dependendo das condições da ligação, de forma dinâmica, etc.)


O WebRTC é actualmente suportado pelo Chrome, Firefox, Opera, e à medida que se for popularizando será certamente integrado nos outros browsers (a MS está a desenvolver uma versão própria deste sistema - que espero que, no mínimo seja compatível com esta, senão começamos mal para um suposto "standard").



Este projecto foi premiado com €20.000 que serão utilizados para divulgação e promoção na plataforma do SAPO.

2 comentários:

  1. WebRTC vs CU-RTC-WEB: http://www.tokbox.com/blog/what-the-cu-rtc-web-vs-webrtc-debate-means-for-developers/

    Mas gosto especialmente da parte que a google quer "obrigar" a usar o codec deles. Enquanto a MS não quer codecs na especificação. E às vezes ainda se fala que a MS gosta de impor coisas diferentes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São sempre questões complicadas... Se não se especificarem codecs ficas com um sistema onde depois um computador poderá nao falar com o outro, porque um usa o X e o outro o Y. Para mim era simples: permitir usar codecs alternativos... mas ter sempre um open-source e gratuito como fallback.

      Eliminar