2014/04/17

Google Camera chega à Play Store com efeitos de desfocagem


Não é segredo que o Google tem optado por disponibilizar apps que anteriormente estavam integradas no sistema como sendo apps que qualquer pessoa pode instalar. Agora é a vez de também a app da câmara fotográfica do Google ficar disponível na Play Store... e contando com alguns efeitos que serão do agrado do público.

Com esta Google Camera que agora chega à Play Store, o Google oferece uma app de fotografia que para além de replicar as funcionalidades básicas que se esperariam, adiciona também os muito desejados efeitos de desfocagem selectiva que os utilizadores tanto gostam, e que muitas vezes desesperam por não conseguir concretizar nos seus smartphones ao tentar imitar os efeitos conseguidos por DSLRs e outras câmaras com lentes mais adequadas a isso.


E não se pense que são efeitos desenrascados à pressão: o Google deu-se ao trabalho de explicar em detalhe como faz este processamento, que passa pela recolha de várias imagem e análise para detectar a distância a que estão os elementos, para depois aplicar o efeito de desfocagem apenas onde é necessário.

Para isso a captura da imagem é feita em movimento, e isso permite que a app crie um mapa tridimensional da cena fotografada.


Este sistema permite também que se possa seleccionar em que ponto queremos focar a imagem, simulando o efeito conseguido com as câmaras Lytro e outras apps que tiram múltiplas fotos com diferentes distâncias de focagem.


Mas há outros melhoramentos: esta app mostra-nos a totalidade da área de imagem capturada; conta com modos panorama e photosphere melhorados e com maior resolução. Infelizmente, também perdeu algumas funções básicas, como o temporizador para tirar a foto (vá-se lá saber porquê). Se tiverem um smartphone ou tablet com Android 4.4, poderão experimentar esta Google Camera e ver os seus efeitos e melhoramentos em acção.

9 comentários:

  1. A App Google Camera substitui a aplicação nativa do Smartphone ou funciona paralelamente?.

    Tenho reservas de como a App possa funcionar nos diversos equipamentos, ou será que funcionará da mesma forma e perfeição, independentemente das alterações que cada marca faz ao Android?.

    Parece-se um pouco à App da Nokia que substitui a App nativa do Windows Phone, se bem que agora já não é bem assim... e ainda bem. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Nexus 5 substituiu a do sistema.

      Eliminar
    2. Só substitui os nexus, os outros não, ficas com os 2, com tudo tens que ter a versão mais recente do Android 4.4.2.
      Sé quiseres ter a versão antiga da câmara nexus podes procurar no XDA, a função Photosphere é muito porreira.

      Eliminar
  2. Após a actualização da app no nexus5, reverti quase imediatamente para a antiga,pois perdeu muitas funcionalidades básicas para quem gosta de tirar o máximo de partido das máquinas fotográficas

    ResponderEliminar
  3. This app is incompatible with your device.
    AHAHAHAH

    ResponderEliminar
  4. No meu Note 3 funciona 5 estrelas, mas exceptuando a função Blur que está bacana, o resto é igual ou inferior ao que já disponibiliza a câmara da Samsung. Fica instalada para "o caso".

    ResponderEliminar
  5. Meu nexus 4 apos a atualização a barra de funções ficou travada sem funcionalidade.

    ResponderEliminar
  6. No Moto G não aparece o efeito panorama nem o esfera.

    ResponderEliminar
  7. No Moto G não aparece o efeito panorama nem o esfera.

    ResponderEliminar