2014/04/24

IFTTT chega ao Android


Há dois tipos de pessoas no mundo: aqueles que são fãs do IFTTT, e aqueles que ainda não sabem que são fãs do IFTTT; e hoje todos ficarão felizes por saber que finalmente o IFTTT fica disponível como app para o Android.

O IFTTT é o infinitamente versátil serviço que permite a qualquer pessoa automatizar operações bem complexas combinado diversos serviços na internet (e fora dela) sem necessidade de ter grandes conhecimentos técnicos. Já dele temos falado muitas vezes, e com a sua chegada ao iPhone tornou-se possível fazer coisas como "quando chegar a casa acende as luzes Philips Hue". Por isso facilmente se percebia o desespero dos utilizadores com equipamentos Android quererem fazer o mesmo... e finalmente chegou o momento: o IFTTT passa a contar com uma app para Android.

(Neste momento a app ainda não deu entrada na play store, mas deverá surgir ao longo das próximas horas.)

E embora tenha demorado mais tempo, esta versão do IFTTT para Android vai certamente justificar a demorar adicional, uma vez que graças à abertura deste sistema se torna possível ter bastantes mais funções e integração do que no iOS. Por exemplo, com a app do IFTTT para Android podemos actuar sobre o volume do equipamento, estado do WiFi, mudar as imagens de fundo, e até enviar SMS directamente em vez de usar um serviço externo (para que os destinatários saibam quem é que as enviou). E claro, também temos acesso a eventos baseados na localização, e muitos outros "triggers".

Por isso, se algum dia quiserem fazer algo como enviar um SMS automaticamente para familiares ou amigos assim que saem do trabalho ou chegam a casa; ou que as vossas Philips Hue mudem para a cor vermelha quando têm uma chamada não atendida; ou até uma que envia um SMS automaticamente para quem vos deixar um voicemail a informar que... não ouvem o voicemail - são agora coisas que poderão fazer com meia-dúzia de toques no ecrã com o IFTTT.

Como disse no início... quanto muito, só vos falta passarem do campo dos que ainda não sabem que são fãs do IFTTT para aqueles que já sabem que o são! :)

6 comentários:

  1. Gostava de usar a app, assim ela me permitisse o login; só consigo criar uma conta nova.

    ResponderEliminar
  2. Depois de usar o tasker não creio que vá ser fácil gostar dessa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São coisas diferentes e complementares - não é uma questão de deixar de usar um para o usar o outro (embora nalgumas coisas as funcionalidades se possam sobrepor e fazer-se com um ou com o outro.)

      Eliminar
    2. +1 para o Tasker
      Há muito que esperava a app do IFTTT para Android, mas depois de lhe ter dado uma vista d'olhos acho que lhe vou dar muito pouco uso ou até mesmo nenhum.
      Não é que a app seja má, mas o que ela permite fazer, já eu o faço com o Tasker e com o Pushbullet.

      Eliminar