2014/04/24

Conversnitch - uma "lâmpada" que escuta conversas e as envia para o Twitter


Com a questão da privacidade sempre no topo das notícias, há um projecto que volta a relembrar a facilidade com que hoje em dia se podem espiar pessoas. Este Conversnitch é uma sistema que pode passar despercebido num candeeiro, ou ser atarraxado no lugar de uma lâmpada, transformando-se num aparelho de escuta capaz de transcrever tudo aquilo que ouvir.

Internamente, o Conversnitch consiste num sempre versátil Raspberry Pi equipado com um microfone, e que se encarrega de enviar o áudio para um serviço da Amazon onde isso é convertido (manualmente) para textos que são posteriormente enviados para o Twitter. Embora nada chegue a uma pessoa para fazer reconhecimento de vozes, teria sido bem mais interessante tecnicamente recorrer a um sistema automatizado de reconhecimento de voz - mas isso será algo que qualquer pessoa poderá modificar caso decida criar o seu próprio Conversnitch.

O mais interessante será relembrar que tudo isto pode ser feito de forma extremamente simples, recorrendo a material disponível a qualquer pessoa, e que poderá ser instalado facilmente em qualquer lado. No vídeo que se segue vemos como, com algum descaramento, eles instalam a sua "lâmpada" num McDonalds, num quarto de dormir, e até num banco - local onde se poderia vir a escutar informações de "valor".

Quanto a mim, dou por mim a imaginar que este projecto poderia seria facilmente modificado de forma a permite levar os comandos de voz facilmente e disfarçadamente a qualquer divisão. Permitindo que, com um pequeno speaker adicionado ao sistema, pudéssemos ser notificados de acontecimentos e responder-lhes por voz.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)