2014/04/27

Nissan mostra Note com Ultra-Ever Dry que nunca se suja


Por muito que se goste de automóveis, há alturas em que o ritual de os lavar para lhes dar o aspecto que merecem acabar por ser um trabalho que dispensaríamos de bom grado. A Nissan está a estudar a aplicação de um produto que poderá reduzir drasticamente a necessidade de lavagem, e que bem gostaríamos de ver chegar ao mercado rapidamente.

Chamado Ultra-Ever Dry (já cá falamos dele e das suas capacidades milagrosas), trata-se de um spray aplicado sobre a tinta e que é super-hidrofóbico e oleofóbico; ou seja, repele água, óleos, e todo o tipo de sujidade. O curto vídeo de demonstração mostra bem o seu efeito, num Nissan Leaf em que este spray foi aplicado apenas a metade do carro, e que depois de uma volta de testes se torna num autêntico "antes e depois".



A grande questão será saber qual a durabilidade deste produto, uma vez que o Ultra-Ever Dry já é utilizado nalguns produtos industriais e tem que ser reaplicado periodicamente, dependendo do tipo de utilização. Num automóvel, exposto grande parte do dia ao Sol, chuva, calor, frio, fumo, etc... a durabilidade será o factor essencial para se saber se terá hipótese de sucesso. Se fosse algo que durasse 1 ano, e que tivesse um custo aceitável de reaplicação, não me custava imaginar que houvesse interessados (nem que fosse pelo facto de permitir reduzir a frequência - e custo - das lavagens)... mas depois de se aplicar um produto destes à tinta... seria necessário arranjar algo idêntico para os vidros. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)