2014/04/27

Música electrónica visualizada em WebGL 3D


Longe vão os tempos em que ouvir uma música era acompanhada pela abertura da capa de um duplo álbum LP em vinil, cheio de informação sobre o que se estava a ouvir - ou mais tarde pelos pequenos "livrinhos" nas caixas dos CDs. Hoje em dia temos direito a coisas mais visuais, como é o caso do último álbum do duo George and Jonathan, que não só nos oferecem a sua música gratuitamente como nos permitem vê-la nos nossos browsers, na íntegra, em 3D usando WebGL.

Ao verem as músicas deste álbum George and Jonathan III, quem já tiver olhado para um visualizador de MIDI irá achar as coisas vagamente familiares. É que aquilo que se está a ver não são meros desenhos gráficos ao som da música, mas sim toda e cada nota de cada instrumento que está a ser tocado, só que visualizado em 3D, e com cada linha/cor a representar um instrumento diferente. Mas como tem que haver sempre uma excepção à regra... no caso da faixa número 3 a coisa é ligeiramente diferente.

Pessoalmente, é um tipo de música electrónica "atmosférica" de que gosto bastante, pelo que se partilharem dos meus gostos musicais (que por acaso são bastante abrangentes e variados) podem considerar em contribuir com €8.99 para este duo comprando a sua música no iTunes ou pagando o que bem entenderem no Bandcamp.

Ou então podem também ouvir a música no widget que se segue... mas sem direito ao "festival 3D" no site deles.


1 comentário:

  1. Só uma pergunta... porque é que no firefox os fps são tão baixos!! Fui testar no Chrome (que normalmente não uso) e é uma suavidade...

    ResponderEliminar