2014/05/29

Compressor.io reduz o tamanho das tuas imagens em até 90%


Há poucas coisas que me chateiam, mas uma delas é ver sites a usarem imagens absurdamente grandes sem qualquer sentido. Refiro-me aos sites que são capazes de apresentar uma imagem que é exibida com um tamanho de 100x100 pixeis, mas que obriga o browser a carregar uma imagem de 5000x3000 pixeis que ocupa 7 ou 8MB! Para os responsáveis desses sites, deveria ser obrigatório o uso deste compressor.io.

Não há falta de programas que comprimem e optimizam as imagens, mas Compressor.io este tem a vantagem de ser um serviço web que podem usar a partir de qualquer lado e sem grandes complicações. O serviço anuncia uma redução de tamanho que pode chegar aos 90%, mas que obviamente dependerá bastante da imagem e do seu conteúdo. Suporta imagens JPG, PNG, GIF e SVG (já por cá falamos de quando se devem usar os diferentes formatos de imagem) e tem um "comparador" que permite que deslizem um cursor pela imagem para compararem a imagem original com a comprimida e verem se notam diferenças.

A título de exemplo, a imagem que coloquei a ilustrar este post ocuparia 270KB se estivesse em PNG, baixou para 84KB quando converti para JPG (usando o MS Paint), e quando a enviei para o compressor.io reduziu o tamanho 43KB, cerca de 16% do tamanho original.

Mesmo em tempo de "banda larga" e 4G com megabits com fartura, se são responsáveis por qualquer site façam um favor aos vossos visitantes, e certifiquem-se de que não desperdiçam espaço desnecessariamente com imagens que poderiam ter uma fracção do tamanho sem qualquer diferença perceptível de qualidade a nível visual. (Haverá excepções é certo... mas não será a norma - e infelizmente são ainda demasiados os sites que parecem não se preocupar em fazer com que os visitantes gastem megabytes em excesso a abrir cada página).

8 comentários:

  1. Claro que a imagem que colocaste a ilustrar este post está miserável: o texto mal é legível, os artefactos de compressão (sobretudo à volta do texto) até doem nos olhos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi para exemplificar... Obviamente que há casos e casos, e este sistema será mais recomendado para imagens tipo fotos. Para textos, gráficos, etc. normalmente terás melhores resultados usando PNGs, ou até GIFs.

      Eliminar
  2. Fiz um teste com uma imagem de 1.52Mb, reduziu para 314kb. No Photoshop consegue-se esta redução no tamanho do ficheiro com uma diminuição da qualidade que ronda os 50% do original (jpg). Mesmo assim a qualidade ainda é aceitável, tendo em conta o fim a que se destina. Para quem não tem acesso a software dedicado este serviço está muito bom.

    ResponderEliminar
  3. Não esquecer o famoso http://www.jpegmini.com/, que até tem SW para servidores e Desktop!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. @Edgar Obrigado pela dica.
    Não conhecia nenhum dos serviços, o que é certo, é que peguei numa foto à toa, de 5.256KB e enviei para ambos os serviços.
    O compressor.io não fez literalmente nada, o ficheiro é exactamente do mesmo tamanho, ainda pensei que tivesse sido erro meu, mas não... validei as configurações no site e enviei de novo... NADA....
    Já o JPEGMini, colocou o mesmo ficheiro em 1.549KB.
    Mais alguém notou o mesmo?!?!?!?
    (NOTA: Ficheiro usado é JPG original de uma máquina digital (3456x2304))

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar