2014/05/02

Foursquare deixa de ter check-in's e passa-os para nova app Swarm


Até poderia passar por uma brincadeira de 1 de Abril, mas é mesmo verdade: o Foursquare vai deixar de ter check-in's, passando a centrar-se mais na vertente de descoberta de locais e de recomendações. Os check-in's e o sistema de localização de amigos passará para uma nova app chamada Swarm.

Depois de uma época em que a integração parecia estar a fazer com que os serviços fossem agregados numa única app, agora temos assistido a uma tendência inversa. Têm sido cada vez mais os serviços que se têm divido em múltiplas apps. O Facebook lançou um Messenger independente que em breve será obrigatório para quem quiser falar no Facebook; e até hoje vimos que para além do Google Drive também temos apps para o Google Docs e Google Sheets (e outras em breve).

Ainda assim, não deixará de se poder considerar uma mudança bastante radical, pois o Foursquare nasceu e cresceu à custa dos seus "check-ins", e abandonar por completo esse sistema poderá afugentar grande parte dos seus utilizadores. Mas o Foursquare espera que a nova app Swarm seja capaz de os cativar e rapidamente fazer esquecer esta mudança.

Há também que referir que embora os check-ins desapareçam da app do Foursquare, a mesmo continuará a analisar continuamente a localização dos utilizadores e fazer "check-ins implícitos". Algo que permitirá à app saber por onde vocês andam e criar um perfil dos vossos gostos e preferências. Um dos exemplos dados, caso visitem vários restaurantes japoneses ao longo de vários meses, mesmo sem fazerem qualquer check-in manual, o Foursquare saberá que vocês apreciam esse tipo de comida e terá isso em conta nas recomendações que vos fará no futuro.

... Por outro lado, é uma mudança que vai de encontro àquilo que me fez nunca usar o Foursquare. É que eu sempre disse que este tipo de coisa só faria sentido quando deixasse de depender de check-ins manuais, e que o sistema deveria detectar automaticamente onde eu andasse. Demorou uns anos, mas parece que me deram razão.

[via Foursquare]

4 comentários:

  1. Mas... E o jogo dos check-ins? Os pontos? Isso fica?

    ResponderEliminar
  2. "... Por outro lado, é uma mudança que vai de encontro àquilo que me fez nunca usar o Foursquare. É que eu sempre disse que este tipo de coisa só faria sentido quando deixasse de depender de check-ins manuais, e que o sistema deveria detectar automaticamente onde eu andasse. Demorou uns anos, mas parece que me deram razão."

    Desculpa la mas acho q n sabes realmente como a coisa (não) funciona (direito)...
    Isso tambem eu queria, mas, primeiro, mesmo com a localização por GPS, pela rede Wifi e rede movel, muitas das vezes o foursquare não consegue apanhar o sitio certo e logo de imediato...
    Vou te dar um exemplo meu concreto. Estou num sitio a 2km do forum almada e vou de carro para o forum almada, entrando pelo parque de estacionamento. Quando tento fazer o checkin no forum almada, é pra esquecer ele conseguir ter o forum Almada logo logo como tua localização mais proxima... so passado algum tempo ou se me ligar a uma rede wifi é q tenho uma mais precisa localização donde estou. E mesmo que isto nao fosse um problema, que conseguisse instantaneamente conseguir a localização, ha muitos lugares em que checkin automatico não faz sequer sentido, e um grande centro comercial é precisamente um desses lugares que não faz mesmo sentido, tipo, dentro dum centro comercial ha N lojas, nem a app saberia onde tu estarias realmente...
    Depois, imagina, as vezes entras em 4 ou 5 lojas, mas é tipo entrar e sair em 2 segundos. Tar a fazer chekin automatico para esses lugares?? Achas correcto?? E depois com os chekins automatico, preende-se outra questão, poderia haveria algum lugar que tu a uma determinada altura nao quererias que ele fizesse checkin...

    Isso é tudo muito bonito do checkin automatico, para n situações n funciona mesmo...
    Já agora, lamento q nunca tenhas aderido ao FSQ, n sabes o q perdeste, so porcausa de n ter checkins automaticos... isto é muito mais do q checkins automaticos e mayors e afins... Igualmente lamento a decisão do FSQ ao dividir isto em 2 apps... acho q vai ser a morte do artista... :(

    ResponderEliminar
  3. Tens aqui um bom filme, para complementar o artigo ;)
    https://www.youtube.com/watch?v=amT83fOsKMo

    ResponderEliminar