2014/05/02

Google lança apps dedicadas para Docs e Sheets


Já tinhamos uma app do Google Drive que nos permitia aceder aos nossos documentos, mas o que é certo é que deixava bastante a desejar - coisa que agora fica comprovada com o lançamento destas novas apps "separadas" e dedicadas a cada uma das funções: a edição de documentos e de folhas de cálculo.

Estas novas apps Google Docs e Google Sheets disponíveis para Android e iOS vêm dar resposta a todos os que ficavam frustrados por não conseguirem abrir documentos e folhas de cálculo mais complexas na app do Google Drive, para além de que era quase obrigatório ter uma ligação à internet (mesmo quando se marcavam alguns documentos para acesso offline). Com estas apps dedicadas, esses problemas deixam de existir (espera-se).

Pelo menos o Google faz questão de referir que estas apps permitirão criar novo documentos mesmo quando se está completamente offline; e diz também que os utilizadores do actual Google Drive (que continuará a existir) começarão a receber avisos quando abrirem este tipo de documentos, de que estão disponíveis estas novas apps.

Uma coisa pelo menos está bem feita: os documentos surgem ordenados pelos mais recentes, facilitando o acesso aos documentos que mais provavelmente queremos aceder. Mas no campo das ausências, continua a faltar - incompreensivelmente! - a possibilidade de se fazer uma pesquisa numa folha de cálculo. Algo que se torna ainda mais absurdo uma vez que essa função existe nos documentos de texto. Esperemos que em breve o Google se lembre que a "pesquisa" é algo que até dá jeito...

Para além destas apps para documentos e folhas de cálculo, seguir-se-á em breve uma app dedicada Google Slides para as apresentaçõs.


Actualização: na nova app do Google Drive foram removidas estas funcionalidades, permitindo apenas ver os documentos. Para os editar a app direcciona para estas novas apps.

1 comentário:

  1. É curiosa esta "appificação" cada vez maior. É o caso do Foursquare com uma app independente para chek-ins, o facebook com uma app própria de messaging, agora estas do Google, etc.
    Pessoalmente eu estava convencido que a tendência ia ser a contrária, isto é, que o "hub" ou o centro dos sistemas operativos móveis passaria cada vez mais a ser o documento em si, e não a app. De certa forma esta tendência que se vê actualmente confirma o rumo adoptado pelo iOS e mesmo pelo Android, contrariando um pouco a filosofia de outros sistemas como o Windows Phone.

    ResponderEliminar