2014/05/18

Google Maps passa a mostra elevação do percurso para ciclistas


Quando se anda de carro, a rota mais eficiente é normalmente a mais curta, independentemente das subidas e descidas que existam. Mas se vão fazer um percurso de bicicleta, por vezes compensará fazer mais um quilómetro de terreno plano do que 200m de uma subida íngreme. Agora, o Google Maps passa a mostrar a elevação do percurso para que saibam no que se estão a meter.



Infelizmente, por agora estas indicações estão apenas disponíveis nos países onde o Google dá indicações específicas para caminhos de bicicletas (e que por enquanto não incluem Portugal), mas com a recente aposta do Google em renovar as imagens do Street View no nosso país e actualizar os seus mapas, esperemos que esta vertente não fique esquecida e que brevemente também os ciclistas nacionais possam contar com esta ajuda preciosa no planeamento das suas rotas.

Este perfil de elevação da rota surge apresentado num cartão específico da navegação, com a informação de que distância do percurso será feita a subir, e quanta será a descer... e não seria mal pensado se o Google passasse a apresentar esta informação para todos os tipos de navegação e não somente para as bicicletas. Afinal, para percursos a pé esta informação também é importante... e mesmo para navegação automóvel, poderá ser mais eficiente optar por uma rota mais plana ou que tenha maior distância em "descida".

2 comentários:

  1. Os "routing" do OSM fazem isso como por exemplo

    http://graphhopper.com/maps/?point=Vila%20Franca%20de%20Xira%2C%20Portugal&point=Lisbon%2C%20Portugal&vehicle=bike2&elevation=true

    ResponderEliminar
  2. Já testei a vista de bicicleta no centro de Lisboa e em Sesimbra, e devolve a informação de que 'A vista de bicicleta não está disponível neste nível de zoom ou região'

    ResponderEliminar