2014/05/27

Notícias do Dia

A Apple pode estar a preparar entrada na automação doméstica; o Windows XP pode ter actualizações até 2019 recorrendo a um pequeno hack; na Austrália o bloqueio remoto de iPhones está a servir para fazer chantagem aos donos legítimos; o Niiiws para Android está quase a chegar; vimos como se fez e colocou o cabo transatlântico em 1959; e ainda a reacção das crianças de hoje a um computador dos anos 80.

Também já está a decorrer um novo passatempo, deste vez dedicado a todos os que querem analisar as prestações do seu automóvel usando um smartphone: um dongle OBD2 bluetooth  para ligarem o vosso carro ao smartphone.

E antes de passarmos às notícias, relembro que o nosso habitual meeting mensal é já neste próximo sábado.


Lenovo também tem smartphone topo-de-gama com 2560x1440


Se dúvidas houvesse que os ecrãs de 2560x1440 passarão a ser os normais nos topos-de-gama, eis que nos surge o novo Vibe Z2 Pro da Lenovo. Um phablet de 6" com 2560x1440, câmara de 16MP, Snapdragon 801 a 2.5GHz, bateria de 4000mAh, e corpo em metal com uma espessura total de apenas 7.7mm (e mesmo sendo de metal, dizem que tem NFC (será na "janela" da câmara?)

Para os fãs dos phablets, parece ser uma proposta a manter debaixo de olho.

Samsung propõe smart-flip-phone para os nostálgicos


Hoje em dia os smartphones são blocos monolíticos de vidro, plástico e metal... e cada vez maiores. Mas haverá ainda quem se recorde de outros tempos, onde os fabricantes usavam todos os truques para nos trazer telemóveis compactos. Um dos formatos que ganhou grande popularidade foram os flip-phones, que se abriam para revelar um ecrã de "grandes" dimensões e um teclado, mas dobrando-se e ocupando metade do tamanho quando não não fossem necessários. Agora, a Samsung quer apelar aos mais nostálgicos com este Samsung Master.

Para quando um tablet "dobrável"? :)


Google lança VirusTotal Uploader para OS X


O serviço VirusTotal é bastante conhecido de todos os que pretendem validar se algum ficheiro contém elementos indesejados. Embora seja possível fazer o upload de qualquer ficheiro no seu site web, os utilizadores Windows há muito que podiam contar com a assistência de um uploader que tratava disso automaticamente nos seus computadores - e agora, idêntica funcionalidade fica finalmente disponível para os utilizadores Mac com este VirusTotal Uploader para OS X.

Com este programa basta arrastarem um ficheiro para lá para fazerem scan ao mesmo usando mais de 50 motores de detecção de vírus, assim como arrastar uma pasta completa e agendar a sua análise, e passar a ter a opção de "Open With..." no Finder para fazerem scan aos ficheiros.


Samsung patenteia "Moto 360"?
A Samsung tem sido criticada por aproveitar as ideias dos outros e se apressar a trazer algo para o mercado assim que pensa que irá fazer sucesso (e onde nem os óculos de realidade virtual escapam) - e agora poderá dizer-se que patenteou também um... Moto 360.

Claro que se pode argumentar que um Moto 360 tem um design que se limita a replicar o que é usado em milhões de relógios e cuja inspiração já tem séculos - mas sendo esse o caso, será que se pode patentear algo assim; ou será que a Samsung apenas quer patentear o que de poderá fazer com este tipo de dispostivos (coisas como fazer reconhecimento de códigos de barras, imagens, tradução de textos, etc.)?


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

1 comentário: