2014/05/05

Os serviços com registo sem validação de email


O novo modo de vídeo instantâneo do Snapchat tem feito enorme sucesso, fazendo com que uma nova onda de utilizadores, que nunca se tinha sentido tentada a experimentá-lo anteriormente, ficasse curiosa. Mas isso não esconde o facto de que o Snapchat, tal como alguns outros sites e serviços recorre a um processo de registo que sofre de uma falha absurda: a não validação inicial do email.

Poderia imaginar-se que nos tempos que correm já todos os serviços conhecessem as práticas mais correctas para o registo de novos utilizadores, mas aparentemente há ainda alguns que deliberadamente (pois não me parece credível que seja pode desconhecimento) optam por querer simplificar a vida aos utilizadores, à custa de alguns eventuais erros, permitindo o registo sem que seja validado o email introduzido - como acontece com o Snapchat... e até com o Ebay!

O que isto permite é que no caso de um utilizador se enganar ao registar num serviço, o email de controlo da conta será enviado para outro utilizador. E se algum dia esse utilizador decidir usar esse serviço, não terá outro remédio senão eliminar a conta dessa outra pessoa para poder criar a sua própria conta (pois de outro modo indicará que aquele email já está registado).

Mesmo com o "trabalho" adicional de ter que verificar o email antes de permitir o registo - que é certo que acabar por ser um entrave face a uma utilização "pronta a usar"; parece-me que isso deverá ser um passo essencial para qualquer serviço para que se evitem potenciais problemas deste tipo. Senão, imaginem que um dia se registam num destes serviços com um email que introduziram erradamente sem darem por isso, continuam a usá-lo durante meses, e a certo dia o dono daquele email decide que está farto de levar com notificações e avisos no email e decide apagar-vos a conta.

1 comentário:

  1. Posso dizer-te que e propositado, pela razao que dizes (para facilitar a vida aos utilizadores).
    Para um destes servicos se tornar viral, tem de se eliminar o maximo de barreiras possiveis no registo, caso contrario o pessoal rapidamente desiste de experimentar o software...

    Uma possivel solucao e, da segunda vez (ou passado 1 semana por exemplo) da primeira utilizacao, um email e enviado a pedir confirmacao e se a confirmacao nao for feita, da proxima vez que o utilizador tentar usar a aplicacao, esta impede-o de continuar ate validar a conta.

    ResponderEliminar