2014/05/05

Find my iPhone tem dado origem a "caça ao ladrão"


Desde que se começaram a popularizar os serviços que permitem localizar smartphones roubados, tem-se assistido a um aumento do número de casos em que os legítimos donos tentam encontrar e confrontar os ladrões - num fenómeno que nem sempre acaba bem e que tem causado preocupação das autoridades.

A verdade é que para muitos de nós, os smartphone são uma peça pessoal que se considera quase indispensável - e que quer pelos seus conteúdos ou pelo seu próprio valor, se torna altamente motivadora para que seja recuperada, especialmente se tivemos um ponto no mapa que nos mostra onde ele está.

Nos EUA tem sido cada vez mais frequentes os casos de donos que tentam recuperar os seus iPhones (que vêm de origem com o serviço Find my iPhone - que nos Android pode ser feito usando-se o Android Device Manager ou usando-se apps de funcionalidade idêntica, como o Android Lost, o Cerberus), umas vezes sendo-se bem sucedido... outras vezes nem por isso. Dando-se até o caso de haver pessoas que têm confrontado as pessoas erradas... e bem podem imaginar a reacção de alguém que esteja a ser acusado injustamente por alguém que esteja convencido que foram vocês que roubaram o seu precioso smartphone.


Desde logo, à partida, parece-me que nenhuma pessoa de bom senso se iria aventurar em zonas consideradas "problemáticas" para tentar reaver o seu smartphone. Mas se a localização mostrasse estar numa zona considerada normal, teriam coragem de lá ir bater à porta e exigir a devolução do smartphone?

Ou será que, com a crescente frequência destes casos, qualquer dia a polícia terá que abrir um gabinete de acompanhamento onde se pode requisitar a sua presença para assistir nestes casos?

3 comentários:

  1. Ou será que, com a crescente frequência destes casos, qualquer dia a polícia terá que abrir um gabinete de acompanhamento onde se pode requisitar a sua presença para assistir nestes casos?

    seria uma boa opção, mas duvido bastante que os estados estejam dispostos a usar recursos para isso.

    ResponderEliminar
  2. No caso doa Android há um problema, pelo menos na minha versão (4.2.1) mesmo com o telefone bloqueado com código consegue-se desligar o equipamento. Há forma de contornar isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o equipamento tiver bateria amovível não ha nada que impeça o ladrão de a remover. Caso contrario existe uma APP https://play.google.com/store/apps/details?id=com.nezdroid.lockscreenprotector
      que atrasa o menu de desligar e "impede" o desligar. Mesmo assim se o ladrão for inteligente há maneiras de fazer reset ao equipamento e desligar as comunicações.

      Eliminar