2014/06/05

Apple prepara-se para matar o jack de áudio?


Já sabemos que a Apple não tem grandes problemas em cortar com interfaces que considera sem futuro, e o próximo na lista poderá ser o tradicional jack de áudio onde se ligam os headphones (e não só). Pelo menos, adicionou uma nova especificação ao programa MFi que abre as portas à criação de headphones e headsets com ficha lightning.

Não me parece provável que a Apple se arrisque a remover o jack de áudio já na próxima geração de iPhones... mas nunca se sabe. O que é certo é que com esta actualização a Apple contempla a criação de duas gamas de headphones digitais; uma versão "básica" e uns que suportam modos avançados como cancelamento de ruído e processamento de som avançado. Em ambos será possível dar uso a áudio digital sem compressão até 48Khz, para além de integrar também uma entrada de áudio mono com as mesmas características (portanto, fica resolvido o problema para os headsets com microfone) . Também contemplado está a existência de todo o tipo de controlos multimédia, incluindo botões que poderão arrancar determinadas apps automaticamente - algo que também poderá acontecer quando se ligam os headphones a um dispositivo iOS.

Considerando-se a recente aquisição da Beats, não seria de estranhar se os primeiros headphones lightning a serem apresentados fossem da própria Apple - sendo que para quem pretendesse continuar a usar headphones analógicos tradicionais, a solução passaria certamente pela utilização de um pequeno adaptador Lightning, tal como já acontece com o adaptador Lightning para ficha de 30 pinos "das antigas".

10 comentários:

  1. Boa sorte para eles.. não vai pegar e mau era se pegasse, daqui a a meia dúzia de anos mudava outra vez o conector e ficavam todos à nora..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Telemóveis sem teclado fisico... Boa sorte para eles...

      Ah espera...

      Eliminar
    2. Até parece que foram os primeiros...

      Eliminar
  2. Não percebi muito bem: " arrancar determinadas apps automaticamente - algo que também poderá acontecer quando se ligam os headphones a um dispositivo iOS"...
    Mas isso já não há no Android? (não sou fanboy de nenhum!!!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há formas de fazer com que a detecção de meter a ficha tenha uma qualquer acção. No Lightning só tens a vantagem adicionar de ser uma ficha de comunicação mais versátil (por exemplo, permite criar headphones com múltiplos botões, em que um faça chamadas, outro lance uma app de música, outro de rádio, etc. - mas não sei até que ponto isso justificará o abandono dos jacks normais - se se vier a verificar!)

      Eliminar
    2. Mas esse interface já não existe à anos nos tradicionais? Os phones dos telemóveis tem várias funções como atender chamada, controlar o som. Ou existe um número limitado de funções que o actual formato permite?

      Eliminar
    3. Sim, nos actuais, para além do botão de "acção" e das teclas de volume é necessário recorrer a "truques" caso se queira fazer algo mais - mas continua sempre a ser bem mais universal do que usar uma ficha proprietária... (embora, nesse aspecto já se saiba como a Apple é...)

      Eliminar
  3. Tenho um lg g2 e quando ligo um jack abre uma barra para eu escolher qual o programa de musica/video que quero abrir não vejo inovação nenhuma

    ResponderEliminar
  4. Atitudes típica da Apple.
    Primeiro compram uma marca que praticamente foi criada por uma empresa da concorrência (HTC) depois ainda querem usá-la para inventar.

    Numa altura em que a Intel quer acabar com os fios de ligação para PC, a Apple quer criar mais sistemas à volta deles...

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez a Beats não foi criada pela HTC (a HTC já vendeu posteriormente todos as participações e afins à Apple) eles apenas colocaram a tecnologia Beats nos seus aparelhos. A Beats foi criada por Dr.Dre e Jimmy Iovine.

    ResponderEliminar