2014/06/16

Frigorífico solar desdobrável no Indiegogo


Já todos sabemos que é quando o Sol decide "esquentar" mais um pouco que mais necessitamos de manter as coisas frescas, e numa altura em que o Verão parece finalmente querer dar um ar da sua graça no nosso país, eis que chega ao Indiegogo um projecto que seria do agrado de todos os que gostam de passar o tempo ao ar livre: um frigorífico solar desdobrável.

Certamente já vos terá passado pela cabeça que é quando temos mais sol que necessitamos de maior capacidade de refrigeração, e por isso será lógico pensar na energia solar para esse efeito. É também isso que pensam os criadores deste frigorífico solar que agora chega ao Indiegogo para se tornar realidade.

Como se o facto de funcionar a energia solar (mas podendo também funcionar ligado à corrente eléctrica, ao por intermédio das suas baterias - para poder funcionar durante a noite) não fosse suficiente, este frigorífico conta também com a curiosa capacidade de poder ser facilmente e rapidamente "dobrado", compactando-se numa pequena mala que pode ser levada para qualquer lado.


Logo à partida, parece-me ser um daqueles casos em que o prometido parece ser bom demais para ser verdade - mas... para além da devida cautela que se aplica a todos os projectos de crowdfunding, continuo a dizer que há que ser optimista e acreditar que quem está por trás destes projectos os está a criar de boa fé e com intenções de os concretizar.

Veremos se sim em Outubro, a data estimada para a entrega destes frigoríficos solares, que podem ser vossos por $199 para o modelo pequeno, e $499 dólares para o modelo grande (cerca de 147 e 368 euros respectivamente.)


4 comentários:

  1. como é que este tipo de 'frigorífico' consegue chegar aos -8ºF?
    Era o complemento ideal para o meu equipamento de campismo mas parece-me bom demais para ser verdade :)

    ResponderEliminar
  2. O que não entendo é como pode fazer e manter frio... estando exactamente ao Sol, fonte de calor!! A capacidade de arrefecimento tem de ser maior que este calor externo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, isso não é novidade, já numa feira internacional de 1800 e tais, um inventor mostrou uma máquina solar (a vapor) capaz de fazer gelo. :) Havendo energia, tudo é possível - mas como dizes, o segredo está em fazer com que a energia recolhida seja capaz de fazer funcionar o sistema de refrigeração de modo a compensar o calor gerado e o que é absorvido pela exposição solar.

      Eliminar