2014/06/16

Motherboards ASUS com SATA Express

O desempenho dos computadores não pára de aumentar, e para evitar atrasos até os discos SATA estão agora a dar lugar a novas formas de ligar mais directamente os velozes discos SSD ao sistema, de modo a que o interface SATA tradicional - concebido para discos rotativos - não seja um factor limitativo. Para isso a Asus aposta em tirar o máximo partido da tecnologia SATA Express para velocidades de transferência de quase 1GB/s.

Para isso a ASUS desenvolveu em conjunto com a Intel uma tecnologia que permite aproveitar o máximo desempenho do SATA Express: o "Separate Reference Clock" e "Independent Spread Spectrum Clocking". Com esta tecnologia SRIS integrada directamente na BIOS, a ASUS promete um funcionamento destes dispositivos sem problemas, ao mesmo tempo que se pode usufruir de velocidades de quase 1GB/s de forma estável. (Aparentemente, o facto do SATA Express ainda ser uma tecnologia recente faz com que por vezes mesmo discos que pareçam ser bem reconhecidos depois causem alguns dissabores em funcionamento - o habitual preço a pagar pela utilização da mais recente tecnologia antes de ter todos os "pormenores" bem resolvidos.)

Se optarem por acreditar na palavra da ASUS e do seu sistema SRIS directamente na BIOS, poderão optar desde já por uma das seguintes motherboards Z97 com preços a começar nos 123 euros:



1 comentário: