2014/06/05

Google simplifica permissões na instalação de Apps na Play Store


O sistema de permissões e informação das operações que cada app pode fazer na Play Store do Google é bastante completo, e tem por objectivo permitir que os utilizadores fiquem informados e alertados para situações suspeitas (uma app de calculadora que pede acesso às fotos e internet... dá que pensar). Só que as intenções rapidamente deram lugar a uma realidade um pouco mais avassaladora do que se desejaria, e agora o Google volta ao ataque, simplificando a informação que é apresentada aos utilizadores.

A intenção de uma lista bem discriminada de tudo o que uma app pode fazer pode soar bem na teoria, mas na prática revela-se algo bem mais complicado. Com cada app a pedir acesso a tanta coisa, a lista de permissões pedidas muitas vezes transformava-se em algo que simplesmente se aceitava sem prestar atenção - de forma idêntica às prolongadas (e ilegíveis) EULAs que todos aceitam sem hesitar ao instalar algo.

Agora, o Google vem simplificar o sistema de apresentação das permissões aos utilizadores, tornando-o mais legível e evitando essas situações de "aceitar por aceitar".


As permissões são agora agrupadas por categorias, por prioridade de importância/relevância para o utilizador; e tornando mais simples a interpretação do que cada app pode ou não fazer. Esta apresentação simplificada é feita tanto nas instalações via Google Play na web, como através dos próprios equipamentos - sendo que neste último caso, a descrição aproxima-se ainda mais da linguagem natural, quase explicando ao utilizador o que a app pode fazer.


Esta simplificação não vem evitar que uma app maliciosa possa apresentar motivos válidos para realizar certas operações, e depois as use de forma indevida - uma app de fotografia pode pedir acesso à câmara, galeria de fotos, e acesso à internet com o pretexto que é para partilhar nas redes sociais; e de seguida tirar fotografias sem o vosso consentimento e enviá-las para algures (ou copiar todas as vossas fotos) - mas de qualquer forma é um passo no bom sentido, e que irá ajudar a que menos pessoas ignorem a janela de permissões que cada app pede.

[via Android Central]

2 comentários:

  1. A Google já implementava era um sistema à la iOS de quando o acesso é "tentado" a primeira vez confirmar se dá permissão. Fazia isso para todas excepto internet (para não prejudicar a publicidade deles).

    All or nothing nisto não faz grande sentido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo.
      Eu posso ter uma determinada aplicação e não querer utilizar tudo o que ela permite, e sendo assim, apenas dava permissão para aquilo que me interessa.

      Eliminar