2014/06/29

iOS ou Android - chegou a hora da escolha?


Muitas vezes se fala do iOS e do sistema Apple como sendo uma "prisão"; mas cada vez mais parecemos chegar a um ponto em que a nossa liberdade se resume a poder escolher entre diferentes "prisões". iOS ou Android... será possível conviver com ambos, ou seremos obrigados em breve a decidir por um ou outro?

Embora a web e a internet nos tenham oferecido um mundo "universal", onde uma página de um site fica acessível para todo o mundo, independentemente da marca do browser ou do dispositivo em que o faz; com a transição para as apps mobiles voltamos a ficar mais presos e agarrados a cada plataforma. Por mais/menos trabalho que possa dar, conteúdos como músicas, fotos, e filmes continuam a poder ser transferidos e convertidos de um lado para o outro, de modo a os podermos continuar a usar nos equipamentos que desejamos. Mas quanto ao nosso investimento em apps... as coisas mudam de figura.

Já por diversas vezes abordamos que, numa primeira fase, usar uma ou outra plataforma é algo que pode ser feito sem grandes implicações: experimentamos dezenas de apps gratuitas; ou até talvez se gaste uma dezena de euros nisso. Se quisermos mudar para o campo oposto não estamos a falar de valores relevantes.

Mas... acumulem-se apps pagas ao longo de vários anos, e isso rapidamente se multiplica para valores que já começarão a ter bastante peso na eventual consideração de se abandonar tudo isso para mudar para outro lado.

E o problema é que ambas as plataformas começam a querer centrar-se cada vez mais em si mesmo: plataformas de recolha e centralização de dados médicos; assistentes pessoais; etc. Coisas que ambos prometem que estarão sempre ao nosso dispor e sob o nosso controlo... mas que começarão a tornar cada vez mais difícil tentar manter ambas as vias abertas (embora imagine que inevitavelmente surjam serviços que tentem fazer transferências ou sincronizações entre as diferentes plataformas - quanto mais não seja porque continuarão a existir pessoas que não abdicarão de poder escolher o smartphone e tablet que bem entenderem, sem que sejam "obrigados" a optar por equipamentos da mesma plataforma).

De qualquer forma... parece-me que isso passará a ser algo que poderá causar dores de cabeça, ao ponto de a maioria das pessoas se resignar a que: se usa um iPhone será melhor comprar um iPad; e se um Android, será melhor optar por um tablet igualmente Android.

Por um lado é pena... pois preferia ver a evolução a levar-nos num sentido em que fosse indiferente usar-se a plataforma X ou Y para fazermos as nossas coisas; da mesma forma que é "irrelevante" usar o Opera, Chrome, Safari ou Internet Explorer para aceder aos sites que se pretendam aceder na web. Mas, a não ser que o Firefox OS se torne num sucesso nos próximos anos... parece-me que a curto/médio prazo, vai ser tempo em que todos terão que se decidir sobre a "prisão" que preferem.

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Eu prefiro e vou continuar a preferir a prisão ao Windows Phone... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, o wp está a copiar os outros. Esta treta de deixar de aparecer nas mensagens o chat do face foi muito mau. É pena, pois a sua simplicidade era a sua arma, e agora começa a ficar pior.
      Pelo menos que surjam apps melhores ou vai cair em desuso.

      Eliminar
  3. Mesmo entre em Android e iOS e fácil de perceber que a a maior prisão e sem duvida o sistema da Apple... Icloud, mail, imessage, etc....e e fácil de perceber porque o core bussiness da Apple e hardware enquanto que o da google são adds . a maior parte dos serviços google funciona em múltiplos OS

    ResponderEliminar
  4. Os serviços da Google são multiplataforma. Quem usa serviços Google está bem servido com iOS ou Android logo aí existe bastante liberdade de escolha.

    ResponderEliminar
  5. Eu uso Android... E odeio iOS. Acho bastante confuso, apesar de ser super rápido.

    Tal como digo... Android=Nexus devices ou android's com atualizações garantidas...

    Num futuro próximo até devo passar a usar ubuntu phone...

    Para o PC prefiro Ubuntu.

    ResponderEliminar
  6. samsung é mais de guerra. preferia a qualidade da samsung

    ResponderEliminar
  7. O mês passado aventurei-me num terminal Windows Phone (Lumia 630, para a wife). O sistema em si está muito bom, não fica nada a dever a Android/iOS em facilidade e funcionalidades. Muito intuitivo e curva de aprendizagem muito reduzida. Perde um pouco sim, na personalização mas ate aí se nota o esforço da MS para que o sistema seja um pouco mais flexível e permissivo.

    No entanto e porque um smartphone hoje é muito mais do que apenas um SO, para quem usa e abusa entre amigos e família do ecossistema Google a coisa complica-se.

    Vi-me grego para encontrar uma app de IM decente, que funcionasse de forma transparente entre o Lumia, o meu Android e o Desktop aqui no work -- coisa que o Hangouts faz de forma transparente. Como não há Hangouts no Windows Phone, e por norma os proxys nas empresas bloqueiam quase todas as portas não 8080/http, esqueçam lá os Vibers e afins.

    Fui "obrigado" a usar o actual standard MS para IM/Videocalls, o Skype.
    Estupidamente lento no Android e e Desktop e com escritas constantes em disco, mas.. era o único que servia o propósito!
    Já para não falar de diferenças enormes em apps top, como o Facebook: muito mais lento que as versões Android/iOS e uma versão atrás em relação a funcionalidades :|

    Devolvido, trocado por um Huawei Ascend 630 (foi o que se arranjou!) - esse sim, surpreendeu pela qualidade geral!
    Ganhou-se se novo a facilidade de comunicação e features do mesmo ecosistema. Claro que conseguiria o mesmo efeito com Windows Phone: SE todos os meus amigos e familiares o usassem.

    [sorry-for-the-long-reply]

    ResponderEliminar
  8. Basta olhar para como os ícones estão distanciados em ambos os aparelhos na imagem. E não tem a ver com o tamanho destes. Vão ver, se lançarem um ecrã maior, serão mais ícones e quase colados entre si na mesma. O iOS, para mim, é claustrofóbico. Quando mudei do iOS para o Android, ganhei liberdade e "largueza" em todos os sentido. A forma de interagir entre si do Android é mais divertida e até intuitiva. Sim, isso mesmo, intuitiva. No iOS é tudo certinho, direitinho, maquinal, sistemático, estanque, fechado, aborrecido...Esta é a minha opinião. E de certeza de muitos fan boys quando resolverem experimentar um bom smarphone Android completamente de forma não pré-conceituosa. Acho que muita gente, se o Android não existisse e a Apple chegasse agora aos seus consumidores com um sistema operativo tal e qual o Android 4.4.2, estes iriam dizer: "Muito fixe, que evolução...Agora sim!" :P Mas sou sincero, devido às apps existentes e melhor aproveitamento do ecrã, e também como o ecrã é maior as coisas já não estão tão "acavalitadas" e já não se nota tanto tudo super arranjadinho, para tablet é iOS.

    ResponderEliminar