2014/06/19

Sharp cria ecrãs LCD de qualquer formato


Rectangulares... olhe-se para onde se olhar, a grande maioria dos ecrãs LCD que vemos por todo o lado são rectangulares; sendo que para muitas aplicações isso obriga a soluções "criativas" para tentar adaptar o ecrã à forma ideal para a função pretendida. Agora a Sharp vem resolver o problema com uma nova tecnologia que permite criar ecrãs de qualquer formato.

Com os ecrãs Free-Form Display a Sharp espera revolucionar o mercado dos displays electrónicos digitais, e não me parece difícil imaginar que isso esteja praticamente garantido. Por exemplo, o Moto 360 com o seu ecrã circular demonstra perfeitamente que o mercado está farto dos ecrãs "quadrados"; e para além dos wearables, existem muitas outras aplicações onde ecrãs de formato irregular serão altamente apreciados e desejados. Não será por acaso que a Sharp mostrou como protótipos ecrãs destinados à indústria automóvel, tanto para painel de instrumentos como para o do sistema de informação.


Estes são casos flagrantes onde os designers são obrigados a desenhar o interior do automóvel partindo da imutabilidade de que os ecrãs são "quadrados", e tendo que arranjar forma de encaixarem isso de forma harmoniosa com o resultado pretendido - que muitas vezes passa por tapar partes do ecrã de forma a criar a ilusão de que tem a forma desejada.

Com estes novos ecrãs da Sharp não será necessário disfarçar: os ecrãs poderão mesmo ter o formato que se desejar, e isso é conseguido à custa da deslocação dos habituais circuitos de controlo dos LCDs das margens onde tradicionalmente são colocados, para dentro da própria área do display (algo que também faz com que estes ecrãs possam ter margens extremamente reduzidas, ao mesmo tempo que se mantêm uma espessura ultra-reduzida.

Esperemos que rapidamente cheguem ao mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)