2014/06/19

Waze com partilha de destinos e trajectos mais simplificada


O Waze é um programa de navegação GPS que para além de nos levar até ao destino nos permite reportar todo o tipo de situações que encontramos na estrada (acidentes, trânsito, etc) e também ver por onde andam os nossos amigos. Com mais recente actualização o processo de partilha de localização passa a ser bastante mais simples e rápido.


Quem me conhece sabe que sou um grande fã do Waze, e que não consigo entrar no carro sem automaticamente o activar. Mas mesmo sendo fã, não escondo que a app continua a necessitar de melhoramentos. Esta versão 3.8 (disponível tanto para Android como para iOS), vem simplificar o processo de encontrarem amigos - usando os contactos do vosso smartphone - e também o de partilhar trajectos e localizações com ele; algo que anteriormente ficava escondido por trás de múltiplos toques no ecrã, e que agora pode ser feito de forma bastante mais rápida.

Se nunca experimentaram o Waze (que agora pertence ao Google), usem-no da próxima vez que estiverem a organizar uma ida até qualquer local, com múltiplos amigos em múltiplos veículos, e divirtam-se a ver no mapa onde cada um anda e o tempo que ainda vai demorar até lá chegar - é uma excelente forma de evitar os habituais "telefona-lhe para saber se ainda vai demorar muito a chegar!" :)


7 comentários:

  1. " usem-no da próxima vez que estiverem a organizar uma ida até qualquer local, com múltiplos amigos em múltiplos veículos, e divirtam-se a ver no mapa onde cada um anda e o tempo que ainda vai demorar até lá chegar - é uma excelente forma de evitar os habituais "telefona-lhe para saber se ainda vai demorar muito a chegar!" :)"

    lolol
    Arrisco-me a dizer, que pelo menos em Portugal, 98% (senao mais das pessoas) ainda vao demorar, imenso tempo, a algum dia fazer isto... se for pra ir ao facebuck, tudo bem, agora pegar num tlmv para entrar numa app so pra ver quem chega mais depressa?!? não, o nosso povo infelizmente n é suficientememnte e tecnologicamente inteligente para este tipo de coisas, para alem de que enquanto n houver planos grandes de dados é praticamente dificil de isso ter alguma implementação... isso é para um pequeno nicho de mercado ou talvez para o pessoal do grupo Aadm que se junta regularmente... para o resto do povão, esquece... pelo menos durante uns bons bons anos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso falar "por todos", mas o que sei é que há uns meses atrás era raro ver wazers a "passear" no mapa; e hoje em dia passo diariamente por dezenas deles.
      O Waze não gasta muitos dados, depois do primeiro acesso em que o mapa fica guardado em cache... (mas sim, para quem tiver 200MB de dados mensais, todos os MB contam).

      De resto, o Waze não é só para isso - a função principal continua a ser a navegação com dados em tempo real... e funciona bastante bem (quase sempre. :)

      Eliminar
    2. Para a malta tecnológica que tem plano de dados, provavelmente sempre internet ligada, que acha piada a estas coisas isto funciona. Mas a grande maioria dos tugas não tem plano de dados porque ha wifi nos estabelecimentos, e dizem "ohhh pra quê? Ohhh tenho mais que fazer..." ;-) a ideia é óptima e com o tempo melhorará, mas a mentalidade (fechada) portuguesa da mais azo às apps sociais e de desporto que ao resto.

      Eliminar
  2. Creio que era suposto conseguir adicionar como "friends" não-wazers; confirma-se?

    ResponderEliminar
  3. para mim o grande problema continua a ser que para teres "amigos" tem que ser via Facebook... ou isso mudou? é que não, não tenho Facebook. (nem começem: vi a luz ha 2 anos e apaguei a conta - e até era um user muito activo)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele agora pediu para validar o número de telefone, não sei se fará alguma associação tipo Viber só pelos números (como tinha ligado com o FB, não sei se os amigos estão por essa via ou não). Nada como experimentares e veres se já aparecem. :)

      Eliminar
    2. parece que sim. deves ter recebido um "convite" meu

      Eliminar