2014/07/25

Google compra Twitch por mil milhões de dólares


Lembram-se de quando o Google comprou o YouTube por 1.65 mil milhões de dólares e muitos pensaram que era loucura? Para demonstrar como os tempos mudam, hoje em dia ninguém irá ficar surpreendido com esta sua nova aquisição, comprando o Twitch por mil milhões.

Actualização: afinal o Twitch optou pela Amazon.

Todos conhecem o domínio que o Google tem no vídeo online graças ao YouTube, e é fácil de perceber que o Google não queria deixar escapar o crescente segmento dos vídeos e streaming de jogos que tem aumentado drasticamente com a chegada das novas PS4 e Xbox One. O Twitch é um serviço de streaming de jogos, que permite partilhar com os amigos (e com o mundo) as vossas aventuras e desafios. Considerando outros serviços que têm sido comprados por valores idênticos, parece-me que esta compra por mil milhões acaba por até ter ficado "barata" para o Google (o Twitch já representa mais de 1.3% de todo o tráfego na internet).

Para além do streaming o Twitch também conta com um número crescente de programas, sempre orientados para a temática dos jogos de vídeo, pelo que se enquadra perfeitamente como um "canal de jogos" a acompanhar o YouTube.

O Twitch foi criado em 2011 pelos co-fundadores do Justin.tv, um dos primeiros serviços a popularizar o streaming de vídeo em directo; mas rapidamente o mercado dos jogos se veio a revelar mais atractivo e popular que o seu serviço original (parece que as pessoas acham mais piada a ver jogos do que ver a vida real de alguém! :)

O que é certo é que se contarão pelos dedos aqueles que em menos de 4 anos criam um serviço que é comprado pelo Google por esta quantia "bilionária"! Mas, nada como usarem isso como inspiração... quem sabe, talvez a próxima aquisição milionária do Google seja de algo que vocês criem. :)

1 comentário: