2014/08/26

Twitch afinal opta pela Amazon em vez do Google


Um mês depois de ter sido dado como praticamente seguro que o Google teria comprado o Twitch por mil milhões de dólares eis que surge uma reviravolta de última hora, com o Twitch a optar pela Amazon como comprador.

Desta  vez não há mesmo margem para dúvidas, com a Amazon a divulgar a aquisição e o Twitch a explicar que a opção pela Amazon se deve a um consenso na forma como o serviço deve evoluir - e que garantirá que tudo se manterá na mesma, com o grupo do Twitch a continuar a trabalhar no serviço.

É uma opção que certamente agradará mais ao Twitch, que se passasse para o Google iria quase seguramente ser integrado dentro do YouTube - e que também vem mesmo a calhar para a Amazon, que está bem consciente do enorme mercado que são os videojogos, e do Twitch em particular, onde cada utilizador passa em média 2h(!) no site a ver vídeos de jogos.

Actualização: afinal a não aquisição pelo Google terá sido devido a preocupações com as leis anti-monopólio.

O Twitch poderá não ser um site que toda a gente conheça (ou use), mas conta com milhões de utilizadores regulares (mais de 7 milhões por dia) que têm vindo a crescer graças à facilidade com que computadores e consolas podem agora gravar vídeos e fazer streaming em directo dos jogos que estão a ser jogados.

Esta compra de 970 milhões de dólares vem reforçar a aposta que a Amazon tem feito nos videojogos (em 2012 criaram o seu próprio estúdio de produção de jogos; e a sua Fire TV também vem com controlador para jogos para além do controlo remoto tradicional), e faltará agora ver de que forma esta aquisição irá afectar a utilização do serviço nas consolas de jogos. Afinal, uma coisa era a Sony e Microsoft darem uso a um serviço "independente"; outra coisa é darem destaque a um serviço de um rival. Não me surpreenderia se tanto a Xbox One como a PS4 reconsiderassem o uso do Twitch a médio prazo, dando mais destaque a outros serviços de streaming (por exemplo, a PS4 também suporta o Ustream).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)