2014/08/26

OnBeep quer criar um comunicador à Star Trek que te mantém sempre em contacto


Durante décadas, o que mais próximo tínhamos de um comunicador do Star Trek eram os walkie-talkies; e só com a chegada dos telemóveis (em particular com o Motorola Star Tac, que adoptava o mesmo estilo de "flip phone" visto na série) é que o sonho de estar continuamente contactável se concretizou - para o bem e para o mal. Agora, uma empresa quer levar o conceito ainda mais longe e manter-nos sempre em comunicação.


Não temos falta de formas de comunicar com quem queremos, quer via chamadas de voz, videochamadas, ou simples mensagens de texto, em directo ou gravadas. Mas todos esses sistemas implicam interacção por parte do utilizador, algo que a OnBeep quer resolver com o seu pequeno aparelho que permitirá estar continuamente em contacto com uma pessoa ou grupo de pessoas sem necessidade de pegar no smartphone.

Bem... na verdade o aparelho funcionará como um acessório (bluetooth, presume-se) que activará automaticamente a app respectiva de comunicação - algo que não será novidade e já foi tentado de formas ligeiramente diferentes ao longo das décadas (ao estilo dos serviços "walkie-talkie/push-to-talk" que alguns operadores chegaram a oferecer). Embora a ideia seja engraçada, evitando o trabalho de ter que pegar no smartphone, abrir uma app, etc. penso que chega no pior momento possível, em que os smartwatches começam a chegar ao mercado a ritmo acelerado, e que potencialmente poderão ser usados para idêntica funcionalidade.

Mas, vamos lá esperar por este OnBeep, prometido para chegar até nós antes do final do ano... e depois logo se verá.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)