2014/07/28

Google quer a tua ajuda nas traduções


Se falas fluentemente inglês e português (e/ou mais línguas) e não sabes o que fazer no teu tempos livre, o Google dá-te a oportunidade de contribuires para que o seu sistema de tradução se torne ainda melhor.

Muitos de nós nem sequer pensam na barreira linguística como sendo uma barreira, assumindo que ao falaram inglês estão automaticamente aptos a comunicar internacionalmente. Só que, convém recordar que no top 10 das línguas mais faladas, o inglês está "apenas" na 3ª posição (e felizmente que o nosso português está em 6º), com mandarim e espanhol no topo. Por muito que se queira acreditar que o inglês chega, parece-me que será prudente assumir que nos interesse ter a capacidade de comunicar nestas outras línguas, nem que seja recorrendo a sistemas automatizados como o Google Translate.

O Google já nos dava a possibilidade de efectuar correcções nas traduções feitas pelo Google Translate, mas agora criou uma nova comunidade para todos os interessados em auxiliar nesta tarefa: a Google Translate Community.

Lá poderão seleccionar que línguas falam fluentemente (num máximo de 5), e de seguida poderão optar por ajudar numa de várias áreas: desde fazer traduções de palavras e frases que vos vão surgindo, a validar outras traduções que foram sugeridas por outras pessoas.

Das vezes que tenho usado o Google Translate, os resultados variam entre os muito bons e os que são absolutamente ridículos. Com a ajuda de todos, esperemos que estes últimos se tornem cada vez mais raros - embora... nem sempre seja fácil arranjar as traduções perfeitas (e se se aventurarem nesta comunidade a traduzir ou validar traduções, não demorará muito até que vos apareçam palavras cuja tradução dependeria do contexto, fazendo com que seja bastante complicado dar a tradução mais correcta).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)