2014/07/18

goTenna - um extensor rádio via bluetooth para 80Km

Quando eu era pequenito, o conceito de telemóvel era ainda algo que pertencia à ficção científica, pelo que um dos mais fascinantes aparelhos que podíamos desejar pelo Natal eram os célebres walkie-talkies. Este goTenna repesca um pouco esse espírito, para nos fazer esquecer a necessidade de ligação à rede de que dependemos hoje.

Hoje em dia conseguimos fazer praticamente tudo com os nossos smartphones, mas para que a maioria dessas coisas sejam possíveis, necessitamos de os ter ligados "à rede". Algumas apps têm tentado escapar a essa necessidade, como a FireChat, que cria a sua própria rede WiFi, mas ainda assim estamos limitados a umas dezenas de metros entre dispositivos. Daí que esta goTenna se torne bastante atractiva....

A goTenna é um pequeno emissor-receptor rádio que se liga por bluetooth a um smartphone, e permite retransmitir essas comunicações por rádio, podendo atingir um alcance de cerca de 80Km em condições ideais. Isto permite que comuniquem com os vossos amigos (e outras pessoas) que também tenham uma goTenna, mesmo não tendo qualquer ligação à rede celular ou WiFi.

Acho o conceito realmente engraçado, e bastante útil para todos aqueles que têm por hábito passar bastante tempo em áreas com cobertura reduzida ou inexistente - surpreende-me até que ninguém se tenha lembrado disto antes.

Um par de goTennas custa nesta fase inicial $149.99 (metade do preço que terão quando entrarem em comercialização), um valor que não me parece demasiado excessivo, mas que é demasiado para que seja comprado "por impulso", como um gadget que se pudesse comprar "para ter por casa". Para além disso não me agrada que usem um sistema proprietário, em que será necessário usar exclusivamente a sua própria app - se fosse algo que retransmitisse o bluetooth de forma genérica, funcionando com outras apps, talvez se viesse a tornar mais interessante.


2 comentários:

  1. Sem permitir chamadas tornasse em algo... Se permitisse chamadas, nem que fosse no estilo walkie-talkies, que agora me lembrei que já se tinha criado um protocolo para a rede GSM/UMTS que permitiria, caso os operadores estivessem disponíveis, criar uma ligação "exclusiva" para o efeito que cada um falaria à vez, quem não se lembra dos Nseries com essa App sem uso por cá)

    Se conseguirem implementar isso, poderei ponderar uma compra, já que a cobertura aqui, por onde faço trilhos é quase inexistente, mesmo aonde há casas... E falamos de zonas aonde só há 1 operador a cobrir... à vez (às vezes é Vodafone, outras apanhasse NOS...) Portanto a escolha do operador é quase relativa...

    ResponderEliminar
  2. E licenciamento? frequências?
    2 Watt? Não é preciso licença de radio-amador para isso?
    Cá em Portugal (corrijam-me se estiver enganado), nem os PMR podem ter potência de transmissão acima de 1W.
    hmmm.... duvidoso....e o preço: absurdo.

    ResponderEliminar