2014/07/18

Chrome para Windows vai ter letras mais bem definidas

Se são daquelas pessoas que levam bem a sério a forma como as letras são desenhadas pelo browser, já terão reparado que de browser para browser existem diferenças. Agora, parece que o Chrome para Windows se prepara finalmente para tirar partido do DirectWrite, que melhorará a sua apresentação no ecrã.

O Chrome ainda utiliza o sistema GDI do Windows, que foi concebido numa altura em que "monitor" era sinónimo de um CRT. Com a popularização dos LCDs foram necessárias abordagens diferentes para fazer o anti-aliasing das letras, e isso é algo que está disponível usando-se o mais moderno sistema DirectWrite no Windows.
Há muito que os utilizadores pediam ao Google para reverem esta situação, mas a resposta era de que se tratava de algo bastante complexo e que não era considerado de importância crítica, pelo que ia "ficando". Mas agora, na mais recente versão beta (Chrome 37), os utilizadores poderão finalmente desfrutar de texto mais bem definido via DirectWrite; com processamento melhorado também para os tamanhos de letra intermédios (como acontece quando se faz uma animação com texto a mudar de tamanho); melhorias no processamento de toques em ecrãs de resolução muito elevada; e também suporte para o novo elemento HTML5 "dialog" que permite criar janelas interactivas para introdução de dados.

... Mais um pequeno motivo que poderá começar a justificar pensarem investir num monitor 4K. :)

4 comentários:

  1. E eu que pensava ser um problema do meu monitor... A difereça entre a baixa definição do Chrome e as letras precisas do Firefox quase levou/me a desistir do browser do Google. O curioso é que na versão para iOS a definição é excelente. Está aí a explicação.

    ResponderEliminar
  2. O Chrome e o opera mini no iOS säo muito superiores aos do Android, qual a razäo ...näo sei.

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente, depois do update (Chrome Beta 37, Windows 8.1 Update 1 64-bits) as letras ficaram mais desfocadas, não sei bem porquê..

    Alguém com um problema semelhante?

    P.S. - Já utilizei todos os work-arounds no que toca a este problema (modo de compatiblidade, dpi scaling, etc) e mesmo assim não resolve :/

    ResponderEliminar
  4. É tão simples....

    about:flags e activar o DirectWrite.

    ResponderEliminar