2014/07/18

Sandboxie - Corre programas isolados do teu Windows


Executar um programa no nosso computador é sempre um potencial risco de segurança. Sim, na maioria das vezes confiamos que um programa não vá fazer nada de mal - mas... e se for algo que em não tenhamos completa confiança? É aí que este Sandboxie pode dar uma ajuda.

Provavelmente já terão ouvido falar de programas que executam os seus processos internos em "sandboxes" - como por exemplo, os processos que correm dentro do Chrome. Isto quer dizer que diferentes secções do programa, como por exemplo o Flash, são executados num compartimento isolado, de modo a que mesmo havendo uma qualquer vulnerabilidade que pudesse ser aproveitada por um atacante, o mesmo não conseguirá sair daquela "caixa isolada" não podendo chegar ao sistema (isto, na teoria).

O Sandboxie começou como um programa que isolava o IE do Windows, de modo a que qualquer vulnerabilidade não contaminasse o sistema; mas desde então já se expandiu para fazer o mesmo a qualquer outro programa.

O que o Sandboxie permite fazer, é que se quiserem descarregar um programa "duvidoso" e experimentá-lo, poderão fazê-lo dentro do Sandboxie, com a consciência tranquila de que a qualquer momento poderão anular toda e qualquer alteração que o programa tiver feito. É um género de restauro de todo o vosso computador para a forma como estava antes. De forma idêntica, em vez de apagar a sandbox de determinado programa também podem optar por fazer com que a mesma ser aplicada efectivamente no sistema.

2 comentários:

  1. Este programa pode ser considerado quase como «Obrigatório» em termos de protecção para o computador e também para se manter um Windows «limpinho e saudável».
    5 estrelas para o Sandboxie

    ResponderEliminar
  2. Programa muito bom e útil. Obrigatório para testar aplicações de origem duvidosa.
    Infelizmente nem sempre funciona com portable apps. Mas admito que o problema possa ser meu. (config)

    ResponderEliminar