2014/07/18

Apple já suporta 2-step authentication em Portugal


Uma password já não é um elemento que garanta a segurança de acesso a um serviço. E quando se tratam de serviços cujas potencialidades podem ser devastadoras caso caiam em mãos erradas, ainda menos se pode depender de uma única palavra-chave. Felizmente, a Apple já passou a suportar o 2-step também para os utilizadores portugueses.

Depois do célebre incidente em que um utilizador viu um hacker a apagar-lhe remotamente os seus dispositivos Apple, a Apple apressou-se a dizer que iria implementar um sistema de autenticação 2-step... e fê-lo, só que Portugal infelizmente ficou de fora... e foi ficando... e ficando. Inexplicavelmente, demorou mais de um ano, mas finalmente também os utilizadores portugueses podem passar a dar uso ao sistema 2-step (mesmo se na documentação ainda não surge Portugal, já o fiz, assim como várias outras pessoas).

Para activarem o 2-step deverão dirigir-se à gestão da vossa conta Apple; seleccionar "Palavra-passe e segurança"; e seguir as instruções dadas na "confirmação em dois passos". Depois de todas as advertências, o sistema informa-vos de que vos enviará um email definitivo ao fim de alguns dias; para garantir que esta funcionalidade não está a ser activada "indevidamente".

Depois de tudo activado e a funcionar, para além da vossa password, será pedido um código adicional sempre que se tentarem autenticar nos serviços Apple: um código que será enviado para um dos vossos equipamentos Apple autenticados, e que será sempre diferente a cada tentativa - fazendo com que, para além de alguém saber a vossa password, necessitará também de ter acesso a um destes dispositivos para conseguir entrar na vossa conta.

3 comentários:

  1. Para compras temos de colocar os dois códigos ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for num dispositivo já autenticado não. Se for num novo dispositivo, será pedido a primeira vez que tentares lá fazer uma compra.

      Eliminar
  2. Estou com uma dúvida, mas penso que não haverå problemas. Aqui por casa há mais do que iPhone e iPad e cada pessoa tem a sua conta de iCloud (ID Apple) a que cada equipamento está ativado - mas toda a gente usa a mesma conta do iTunes para compras, para não ter que pagar várias vezes a mesma coisa, que não é nenhuma das Apple ID do iCloud.

    A dúvida é se o 2 steps também é pedido nas compras do iTunes/App Store, o que dava uma grande trapalhada.

    ResponderEliminar