2014/07/15

Microsoft já não deixa escolher o Google como motor de busca nos Lumia mais recentes


O Lumia 930 acaba de chegar ao nosso país, e quem pegar num poderá achar estranho não conseguir definir o Google como motor de pesquisa pré-definido. Ao que parece, a Microsoft decidiu deixar de permitir essa opção.

Considerando todos os casos porque já passamos ao longo dos anos (lembram-se da MS ser obrigada a apresentar um menu de selecção de browsers no Windows?), seria de esperar que estes gigantes da indústria já tivessem aprendido a dar opções aos utilizadores. Mas depois de permitir seleccionar o motor de pesquisa pré-definido nos seus Windows Phone, a MS decidiu agora retirar essa opção nos Lumia 930 e 630.

É uma medida que não deixa de ser estranha, uma vez que tanto o Google permite fazê-lo no seu Android (deixando escolher entre Google, Bing, Yahoo, e Ask), como a própria Apple o faz no Safari para iOS (Google, Bing e Yahoo). Para além do mais, estamos a falar unicamente do motor de busca que será usado no browser - já que nos Windows Phone, mesmo optando pelo Google, a tecla dedicada de pesquisa leva-nos sempre para o Bing.

Talvez seja a forma da Microsoft querer fazer valer a sua posição minoritária no segmento mobile para não seguir as regras a que foi obrigada sempre que esteve em posição dominante... mas não me parece que seja a forma mais correcta de o fazer. Afinal, quantos novos clientes esperam conquistar se se depararem com alguém que pretende continuar a usar o Google como motor de pesquisa e descobrir que não o consegue fazer no seu novo Windows Phone?

1 comentário:

  1. Acho bem. Agora o Google, nas pesquisas, até vai avisar sobre os sites com flash: "Uses flash. May not work on your device"

    http://www.idownloadblog.com/2014/07/15/google-search-flash-flagging/

    ResponderEliminar