2014/07/15
Project Adam da Microsoft quer ver e entender o mundo
Os assistentes digitais podem estar a tornar-se cada vez mais poderosos, mas não evitam servir também para demonstrar o quanto os computadores falham a entender-nos. O Projecto ADAM da Microsoft quer dar um novo passo na compreensão do nosso mundo, e a MS diz já que o seu sistema supera o sistema idêntico do Google.
Tirem uma foto de qualquer coisa. Perguntem a uma criança de 5 anos o que lá está, e ela não terá qualquer problema em enunciar-vos tudo o que lá for visível. Peçam o mesmo ao vosso computador, e o resultado será terrível. Sim, os computadores já são capazes de detectar rostos numa imagem; mas pouco mais conseguem fazer do que procurar por coisas bem específicas. Com o Project Adam a MS quer ensinar os computadores a fazer mais que isso.
A ideia é poder fazer coisas como, ao olhar para uma foto saber identificar que se trata - por exemplo - de um carro, numa estrada, com uma montanha ao fundo, num dia de sol, com nuvens; e não só isso como até a marca do carro, o tipo de nuvens, o tipo de árvores que se virem na imagem, etc. etc. Enfim, reconhecer uma imagem quase como uma pessoa o faria. Isto, é conseguido à custa de centenas de milhares de amostras, que o projecto usa para "aprender", e que a MS diz ser feito de forma mais eficiente que os sistema concorrentes (como o do Google).
No futuro, este tipo de sistemas poderá ser usado para que, ao olharmos para algo, o nosso smartphone (ou smartglasses) possam reconhecer o que estamos a ver e apresentar-nos informações relevantes sobre isso: olhar para um prato de comida poderá dar-nos a quantidade de calorias (e se teremos "margem" para no final comermos um doce); olhar para um animal poderá ser acompanhado pela indicação da sua raça e características; etc. etc.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)