2014/07/11

Prime95 - Testa a estabilidade do teu computador


Não há nada pior do que estar a trabalhar num computador, e sem o menor sinal de aviso vermos o computador a encravar ou fazer reboot, fazendo desaparecer o nosso trabalho. Hoje trago-vos um pequeno programa que poderá ajudar a garantir que o vosso computador está a funcionar como deveria.

Exitem milhões de causas que podem levar um computador a crashar: bugs de software, programas ou drivers mal feitos, periféricos com dados corrompidos, etc. Mas por vezes o problema pode ter origens no hardware, como módulos de memória com erros, um CPU ou motherboard com algum problema, ou até uma fonte de alimentação incapaz de fornecer a energia necessária para o correcto funcionamento do sistema.

Para garantir que não é esse o caso, podemos fazer os chamados "stress tests" - ou seja, levar o sistema ao limite, e ver que tal ele se comporta. Se o computador se aguentar nessas condições durante várias horas, então será pouco provável que o problema seja do hardware, permitindo-nos dizer com maior segurança que a causa estará noutro lado.

O Prime95 é um pequeno programa que se destina a calcular números primos, mas que pode ser usado para esta tarefa, uma vez que tem vários "testes de tortura" que irão por à prova a vossa máquina. Existem várias opções disponíveis: uma que se centra sobre as unidades matemáticas do CPU; outro que dá uso a bastante memória e pode ser usado para validar as mesmas; e ainda outro que leva o CPU ao máximo, provocando o máximo de aquecimento e consumo.


Já tenho por hábito fazer com que qualquer novo computador que compre tenha como primeira missão resistir a uma sessão de 24h destes testes sem apresentar erros - o que serve logo para colocar de lado qualquer dúvida sobre o hardware. Para além disto, outro componente que interessa testar é o GPU, e para isso poderão usar um qualquer jogo intensivo, ou programa de benchmarks tipo o 3Dmark.

Escusado será dizer que estas ferramentas são de interesse especial para todos os que fazem overclock, para validar que as suas "acelerações" não estão a minar a estabilidade do sistema. Mas mesmo que não o façam, poderão usá-los para comprovar que o vosso computador é capaz de enfrentar todo o tipo de situações que lhe possam surgir, sem causar problemas... Infelizmente, ainda sobram muitos bugs e software mal feito que continuarão a causar dores de cabeça suficientes mesmo com o hardware "à prova de bala".

3 comentários:

  1. É normal as temperaturas chegarem(num portátil) a 95º(CPU) e 101º(Motherboard) durante o teste?.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É para isso mesmo que interessa fazer o teste, para ver como a máquina se comporta.
      Essas temperaturas já são excessivas, o que pode dizer que o portátil está a precisar de uma "aspiração". (Se já tiver alguns anos também já poderá ser sinal da massa térmica ressequida...)

      Eliminar
    2. Já fiquei "cliente" assíduo deste programa... :)

      Essa é que é a questão, o portátil só tem 19 meses e já foi aberto uma vez pela Asus para troca do teclado... :(
      De vez em quando ele desliga-se repentinamente sem motivo aparente entre outras coisas "estranhas" a nível de Hardware.

      "Felizmente", o teclado vai precisar de nova intervenção/troca, já que desta vez deixou de funcionar em 9 teclas(todas na mesma zona). Amanhã mesmo já estava previsto seguir para a garantia por esse proposito e já havia feito um "relatório" para o acompanhar das demais "anomalias", entre as quais as temperaturas excessivas já anteriormente verificadas com o "Speccy" da Piriform aqui falado, mas nunca tão elevadas como hoje verificado.

      Sendo assim, vou atualizar os valores(ºC) lá mencionados...
      Vamos ver o que eles dirão... :)

      Eliminar