2014/08/01

Carregadores Wireless Qi com maior alcance e capacidade para 2015


Nós somos fãs dos sistemas de carregamento sem fios, e em breve parece que teremos ainda mais e melhores motivos para apostar no sistema Qi, cuja nova versão se prepara para trazer boas novidades já para o próximo ano... e mantendo a compatibilidade com os dispositivos actuais.

Se com os carregadores wireless actuais - por indução - temos que manter os equipamentos pousados na base de carregamento (ou a poucos milímetros de distância, suficientes para uma capa de protecção, por exemplo), para a versão 1.2 do standard passaremos a contar também com carregamento wireless via ressonância. Com esta tecnologia, a distância de carregamento sobe para uns mais generosos 45mm - permitindo que se tenham carrregadores escondidos debaixo do tampo de uma mesa, por exemplo.

A melhor parte é que dispositivos actuais continuarão a ser compatíveis com estes novos carregadores, embora nesse caso a distância máxima desça para os 35mm - ainda assim significativamente maior do que o que é possível com os carregadores por indução actuais. Mas as boas notícias não se ficam por aqui... Esta nova versão contempla também o carregamento de múltiplos equipamentos simultaneamente (fica mais próxima a ideia de ter uma mesa de carregamento onde bastará pousar os aparelhos todos), e a potência máxima de transmissão sobe para os 2000W, suficiente não só para os mais poderosos tablets e portáteis, como até para ferramentas eléctricas e utensílios de cozinha.

Mesmo com a distância acrescida, espera-se que estes novos carregadores consigam manter uma eficiência de transmissão de 70-80% (face aos 85% conseguidos actualmente com os carregadores de indução.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)