2014/08/11

FCC exige explicações aos operadores que fazem throttling nos planos ilimitados


A questão dos "ilimitados" é algo que por cá frequentemente abordamos (e criticamos), e que agora parece estar prestes a ser resolvido pela recente decisão da Anacom. Mas para demonstrar que isto não é algo que se limita aos operadores nacionais, também nos EUA a entidade reguladora e os operadores estão em guerra quanto a este tipo de coisa.

Nos EUA alguns operadores venderam planos mobile "ilimitados" aos seus clientes, mas que - como bem sabemos - assim que começam a dar realmente uso ao que pagam e a gastar uma grande quantidade de tráfego, ficam sujeitos a limitações de velocidade. A FCC pediu esclarecimentos, e a resposta da Verizon foi a do costume: dizendo que isso é necessário para manter a qualidade do serviço e que... "todos os outros operadores também o fazem". Uma desculpa que parece ter irritado ainda mais o director da FCC, que disse que essa desculpa não é admissível.

Como sempre, nem está em causa a questão da quantidade de utilizadores que poderá ser sujeito a estas restrições ser bastante reduzida - a questão é que os operadores vendem um serviço que depois se esquivam a fornecer, alegando o tal "excesso de uso que prejudica os demais", e que na opinião da FCC é uma forma encapotada de forçar os seus utilizadores a optarem por tarifários mais recentes (os tais tarifários "ilimitados" já não existem) e onde o mesmo consumo de dados acabará por ficar bem mais mais caro.

Que as empresas existem para fazer dinheiro, já todos sabemos - mas que o façam de forma "mafiosa" ou enganadora... isso é que não se pode admitir. Ainda bem que no caso dos EUA quem está à frente da entidade reguladora parece querer que tudo fique bem esclarecido e não vá nas cantigas de que "os outros também o fazem".

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Nós por cá esperamos sentados, ou deitados, que a ANACOM faça alguma coisita...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fez :)

      http://www.publico.pt/economia/noticia/anacom-proibe-empresas-de-venderem-como-ilimitadas-ofertas-de-comunicacoes-com-restricoes-1660190

      Eliminar
    2. Agora não é ilimitado, é à vontade. Lol
      Não é correto, mas também só entra nisso quem quer. As pessoas em vez de se atirarem de cabeça às ofertas, que tentem saber aonde se estão a meter.

      Eliminar
    3. Márcio já aqui comentei, quando entrar em vigor em Setembro podem dar o nome que quiserem, limites não podem ser reguladador PUA e afins.

      Eliminar
    4. Ainda bem. Não enganam, mas também não fornecem melhor serviço. O cliente acaba por pagar na mesma o que eles quiserem. Mas haverá mais artimanhas na mente deles. É assim que funciona o negócio.

      Eliminar