2014/08/13

Lentidão da NOS no imgur, Twitter e outros?

Se dependem de uma ligação à internet da NOS e têm sentido uma lentidão alarmante quando acedem a sites como o imgur, Twitter, The Guardian e outros - não precisam preocupar-se com a possibilidade do vosso computador estar infectado com um vírus: o problema é mesmo do lado deles.

Quando a ZON mudou para NOS, "limpou" todo o seu cadastro de problemas que se podiam pesquisar na internet - desde os problemas de traffic shaping a todos os outros. Mas parece que mesmo com o novo nome não vai ter problemas em rapidamente ganhar um novo cadastro.

Vários utilizadores têm desesperado que, mesmo com as suas ligações de 100Mbps não têm conseguido visualizar GIFs animados do site imgur (de partilha de imagens).

Depois de mais algumas investigações esses mesmos utilizadores parecem ter conseguido determinar que o problema afecta todos os sites que são servidos pelo CDN Fastly e que assim parece indicar que existe algum problema na ligação entre CDN (Content Delivery Network) e a NOS - "infelizmente", estando actualmente de férias não posso comprovar se o problema se verifica também na minha ligação, mas o que é certo é que já ontem várias pessoas (clientes NOS) me tinham perguntado se estava a notar coisas "esquisitas" na internet...

É um problema que revela também que os operadores necessitam de pensar num sistema de envio de erros multi-nível: um destinado a utilizadores "comuns"; outro destinado a quem perceba um pouco mais do assunto e possa contactar com pessoal mais técnico. É que já estamos a imaginar o filme caso tentem ligar para a linha de apoio e começarem a tentar explicar que detectaram problemas na ligação a um CDN específico e coisa e tal... não é?

Esperemos que a NOS já esteja ao corrente disto e que o problema da lentidão seja rapidamente resolvido.

7 comentários:

  1. Sem problemas de lentidão com os GIFs.

    Já agora uma coisa com a lentidão. Penso que será comum usar um repetidor do sinal Wi-Fi com o router Zonhub. A Zon/Nos tem um, da Huawei, prontinho para encaixar numa tomada eléctrica, o que lhe dá a tendência para ir parar a uma esquina da parede, atrás de um móvel. O Wi-Fi gosta de linhas retas e não gosta de paredes com componentes metálicas (sobretudo caixas de elevador). Mudando-o para um sítio central, desimpedido (onde devia estar o router) o sinal melhora significativamente.

    ResponderEliminar
  2. É isso é o Traffic Shaping continua em forte. Se faço um download por p2p a minha Net de 100 passa a uns 20. Nem uma página consigo abrir pk esses 20 estão a ser usados pelo download...

    E chega à meia-noite, uma da manhã, estou na boa a ver uns streams no twitch.tv, chapéu o stream que estou às vezes à horas a ver começa constantemente a fazer buffering, desligo da rede principal para a da fonzon e já dá na perfeição, prova mais que completa de que são eles que estão a limitar a ligação e que não é do lado do twitch.

    ResponderEliminar
  3. A ligação à internet por 3G está uma miséria!

    ResponderEliminar
  4. Estou tb de férias na zona da Fuzeta e tenho uma amigo que tem um router portátil da ZON 4g. Tem rede no maximo 3.5g e as velocidades não passam dos 80-90Kb. Ligamos para a ZON que teve a lata para dizer que o site(antena) da Fuzeta só tem 1.28mbps de velocidade maxima! Está este meu amigo a pagar por um serviço muito coxo!

    Eu tenho uma do Meo e consigo pelo menos 8Mb e uns 1.4 de up.

    ResponderEliminar
  5. Estes artigos "flame" contra ISPs fazia sentido na decada de 90. Agora com tanta "internet" disaponivel ao virar de um click:

    http://tech.slashdot.org/story/14/08/13/0048244/the-ipv4-internet-hiccups?utm_source=slashdot

    IPv4 vs CISCO BGP implementation

    ResponderEliminar
  6. Não sei que se passa, já não é a primeira vez que comento posts aqui do aberto até de madrugada e quando vou ver, o comentário não aparece.
    Diz que foi enviado com sucesso, mas, nada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só se o blogger tiver considerado spam (normalmente não vou lá espreitar se há falsos positivos, pois são aos "milhares" de comentários spam. Mas quando puder vou lá fazer uma verificação

      Eliminar