2014/08/24

Maioria dos utilizadores não descarrega uma única app por mês


Regularmente somos confrontados com notícias dos "milhões" de apps que estão disponíveis nas diversas app stores, e de como esse número vai aumentando cada vez mais. Será que há realmente mercado para tantas apps? Parece difícil, especialmente quando mais de metade dos utilizadores de smartphones nem sequer descarrega uma única nova app por mês.

Por muito grande que seja a oferta de apps, já tínhamos abordado o facto da grande maioria dos utilizadores se limitar a usar menos de 30 apps de forma regular. Agora, esse panorama torna-se ainda mais desolador para os developers que pensam que a criação de uma app é o caminho mais fácil para o enriquecimento rápido e fácil, com um estudo que indica que 65.5% dos utilizadores nem sequer descarrega uma única app por mês.


Se considerarmos os que apenas descarregam até 3 apps por mês, esse valor aumenta para os 89%... demonstrando que há um grupo bastante restrito de utilizadores que se aventura na exploração de novas apps (e apenas 2.4% o faz de forma intensiva, com 8 ou mais apps por mês).

É um estudo que vem dar crédito a todos aqueles que conhecem pessoas com smartphones topo de gama, e que nunca sequer lhes adicionaram uma única app para além das que já vinham pré-instaladas (e nalguns casos nem sequer dão uso a essas, limitando-se a usar o smartphone como telemóvel).

Não me parece que no "nosso" caso façamos parte do grupo das zero apps. Mas não deixará de ser interessante perguntar-vos: quantas apps descarregam em média por mês?

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Não costumo ter paciência para andar a ver a app store. Quando o faço é porque quero descobrir se alguma ideia que tive pode ser solucionada por uma app. A maneira mais fácil de me fazer sacar uma app é mostrar-me uma boa review da mesma num blog que leia regularmente, normalmente aqui ou o Android Central.

    ResponderEliminar
  3. O comentário da Alexandra podia ter sido escrito por mim.

    Tirando aquele entusiasmo inicial após a compra dum smartphone, em que procurei as apps mais óbvias (lanterna, conversores, um joguito ou outro, shazam, por aí), é muito raro ir à appstore ver o que há de novo. A maioria das apps são cópias umas das outras, tornando a busca confusa e a decisão difícil.

    ResponderEliminar
  4. Para ser franco, depois de ter as apps que quero e uso rotineiramente práticamente que deixei de descarregar apps.
    Deixei de jogar no telemóvel depois de começar a usá-lo como e-reader e como já o tenho á bastante tempo não tenho aquele entusiasmo de me pôr a procurar apps novas para experimentar.

    ResponderEliminar
  5. Preciso de um telemovel nao apps :P
    Tenho o navegador e chega

    ResponderEliminar
  6. Mas gosto de ver o que sai :)

    ResponderEliminar