2014/08/24

Monocóptero - a mais estranha máquina voadora?


Se hoje em dia ninguém ficará surpreendido por ver passar um avião ou helicóptero sobre as suas cabeças; houve uma época em que a tentativa de conquistar o ar deu origem a aparelhos dignos dos "gloriosos malucos das máquinas voadoras", e o monocóptero será certamente um deles.

Aviões, helicópteros, planadores, biplanos e triplanos, são veículos com que estamos familiarizados. Mas para além desses há outros menos conhecidos, como os girocópteros que podem parecer helicópteros mas cuja asa rotativa não tem tracção motriz; ou este ainda mais incomum monocóptero (ou giróptero).


O giróptero foi inventado em 1913 por Alphonse Papin e Didier Rouilly e vai buscar inspiração à semente de algumas árvores, tendo apenas uma única "meia-asa" que gira em redor de um ponto central. Por muito louca que a ideia pareça, o seu princípio de funcionamento é possível - embora esta máquina voadora nunca tenha voado, devido à falta de um motor com potência suficiente para o fazer levantar voo (e problemas de calibragem para garantir que estava equilibrado).

E se estão curiosos por ver um monocóptero em funcionamento a demonstrar que é possível: aqui está um, embora em escala reduzida (que em nada minimiza o facto de nos deixar espantados por conseguir voar - e poder ser controlado remotamente. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)