2014/07/02

Utilizadores usam menos de 30 apps por mês


Talvez seja uma app gratuita que pensamos que um dia poderá vir a dar jeito; talvez seja uma promoção irresistível de uma app habitualmente cara que passa a gratuita; seja como for, os nossos smartphones vão-se enchendo de apps até começarem a ocupar vários ecrãs... e até que o espaço livre se esgote e nos force a fazer limpezas. Mas afinal... será que se dá uso a tudo o que se tem instalado? Um estudo recente vem dizer que não, longe disso.

Um estudo da Nielsen revela que embora o tempo gasto em apps tenha aumentado, o número de apps que se utiliza parece ter chegado a um patamar máximo. De 2011 para 2013 o tempo que passamos a usar apps a cada mês passou de 18h para mais de 30h; mas o número de apps passou apenas de 23 para 27 (valor idêntico ao de 2012). Um número que demonstra que se tornará cada vez mais difícil para novas apps entrarem na vida das pessoas de forma continuada, pois terão que competir por um destes "lugares" que já ocupam o tempo das pessoas.

Eu serei o exemplo perfeito do parágrafo inicial, pois suspeito que tenho apps nos smartphones que instalei há anos e que nunca voltei a usar após o primeiro dia de instalação. Aliás, até fico admirado por o número de apps utilizadas habitualmente ser tão utilizado - se tivesse que "adivinhar" teria dito um valor mais reduzido. Seja como for, este estudo vem comprovar que as plataformas mobile bem que deveriam implementar algo como o que já sugeri há anos: que deveria haver uma opção para que as apps usadas de forma pouco frequente pudessem ficar "suspensas", mantendo o icon como atalho mas sendo desinstaladas para poupar espaço (ou até a opção de correr directamente a partir da cloud... mas isso já seria demasiado avançado. ;)

E vocês, dão uso a todas as apps que têm nos smartphones e tablets? Mantêm tudo bem organizado apenas com as que usam, ou também vão acumulando todo o tipo de apps que vão aparecendo?

5 comentários:

  1. "27 apps" Está acima da minha expectativa. Eu sou capaz de usar 15, talvez por não jogar jogos em smarthphones de forma regular

    ResponderEliminar
  2. Mesmo jogando de vez em quando, 27 apps parece-me um pouco elevado pelo que vejo as pessoas a fazer com os seu Smartphones.

    De maneira diária devo, pelas minhas contas, usar umas 12 apps (incluindo emails, app de chamadas por defeito e app de sms).

    Depois tenho obviamente algumas apps que uso esporadicamente mas estão sempre instaladas, como o shazam, maps, youtube (posso passar semanas sem as usar).

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/7/14 12:30

    Eu tenho umas 50 apps / jogos instalados e posso dizer que uso bem menos de 15:
    - 3 web browser (há sites que renderizam só em alguns browser, como o próprio AADM)
    - whatsapp e facebook, SMS e app chamadas, VOIP, Google play / Appstore
    - RSS reader, Amazon, ebay
    - 2 apps De Office
    - 2 jogos

    ResponderEliminar
  4. Eu jogo muito pouco, devo ter uns 6 instalados, e jogo ocasionalmente 2-3. Mas entre comunicação, fotografia, social, noticias, leitura, organização, desporto... tenho 4 home screens, com +50Apps, e da quais uso diariamente ou semanalmente pelo menos 70%.

    Se as Apps instaladas, vou revendo de vez em quando, as dos Homescreenns, estão sempre a ser revistas/apagadas/reposicionadas, de forma a ser fácil acesso e pouco ruido para escolher/encontrar!.

    ResponderEliminar
  5. Pessoalmente uso bem mais que as 27 apps e com regularidade. Atualmente tenho 196 instaladas ....

    ResponderEliminar