2014/07/02

Android L também deverá chegar ao Nexus 4, Nexus 10 e Nexus 7 (2012)


Embora já estejam "fora do prazo", o Google parece que não irá deixar ficar desamparados os utilizadores com dispositivos Nexus mais antigos. Depois do preview do Android L disponibilizado para o Nexus 5 e Nexus 7 mais recente, surgem também versões de teste para os dispositivos Nexus da geração anterior.

É natural que as pessoas se centrem nos equipamentos mais recentes, e como tal, o Nexus 5 e mais recente Nexus 7 são dois modelos de enorme sucesso que se tornarão ainda mais apetecíveis com a nova versão do Android. O problema é que isso estava a causar enorme receio nos possuidores dos dispositivos Nexus da geração anterior: o Nexus 4, Nexus 10, e Nexus 7 (2012).

É que segundo as próprias directivas do Google, as marcas deverão fornecer actualizações durante um prazo de 18 meses, e no caso destes equipamentos, o Nexus 4 e Nexus 10 já ultrapassaram o limite (lançados em Novembro de 2012), e o Nexus 7 original foi lançado em Junho desse mesmo ano. Ainda assim, como os seus utilizadores poderão comprovar, ainda são dispositivos perfeitamente válidos e capazes... e seria pena o Google esquecer-se deles. Felizmente, a directiva estabelece apenas um prazo mínimo e não deve ser encarado como uma obrigação; e a indicação de que irão ser disponibilizadas versões de teste do Android L para o Nexus 4, Nexus 10 e Nexus 7 (2012) faz antever que também estes equipamentos recebam as melhorias e novidades deste último Android, (juntando-se aos Moto G e X).

Uma boa jogada do Google, a demonstrar que também no Android pode (e deve) existir uma maior longevidade e estabilidade a nível das actualizações, mesmo para equipamentos com dois anos de existência.

2 comentários:

  1. Ja agr era o que faltava..Ai e' que a google ficava mt atrás dos concorrentes a nível de suporte ao hardware que vende..A meu ver n faria sentido algum...Mas e' a google entao perdoa-se!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Pedro Pereira ... Tivemos recentemente o caso do Galaxy Nexus.... Android 4.4 = Zero !!! Se bem que a culpa foi da Texas Instruments e nao da Google!!!!

      Eliminar