2014/08/08

Robots "vêem" através de paredes usando apenas WiFi


Já temos visto projectos que permitem detectar movimentos e até gestos de alguém localizado atrás de uma parede usando apenas ondas de rádio. Agora, investigadores puseram em acção dois pequenos robots móveis que ao circundarem um edifício serão capazes de "ver" o seu interior usando apenas sinais WiFi.

O princípio é simples: ao medir a diferença de sinal entre o robot que emite o sinal WiFi e o que recebe, o sistema vai determinando o que estará no interior da estrutura. Claro que a resolução obtida não é nada de excepcional, e não me parece que o sistema seja capaz de fazer "milagres" quando tivermos casos com múltiplas parede interiores de densidades diferentes, e onde se tenham casos em que podemos ter duas paredes mais finais a par de paredes mais grossas (como conseguirão eles determinar isso - mesmo tendo em conta a informação adicional da "rotação" em redor da estrutura?)

De qualquer forma, considerando que o WiFi é algo perfeitamente banal, poderão surgir casos em que esta técnica permitirá detectar informação importante sobre o interior de uma estrutura, e até da possibilidade de se encontrar alguém no seu interior: por exemplo, para missões de busca e salvamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)