2014/08/08

Como remover as opções de definir fundo de trabalho do Windows


Muitas vezes critico opções absurdas que surgem nalguns programas... e uma das que considero incompreensíveis é uma que está presente nos Windows e que com um simples deslize do rato nos pode arruinar a imagem do fundo de trabalho. Felizmente, podemos ver-nos livre dela.

Dou frequentemente uso à opção de clicar com o botão direito do rato numa imagem para a editar; e penso que será uma opção que será também frequentemente utilizada por muitas mais pessoas. Daí que se torne incompreensível que alguém na MS tenha achado que seria boa ideia colocar esta opção imediatamente ao lado da opção de definir essa imagem como imagem de fundo do ambiente de trabalho - e ainda por cima sem sequer ter algum tipo de confirmação!


Mesmo admitindo que haja que goste de variar com frequência o fundo do seu ambiente de trabalho, imagino que isso seja feito com muito menos frequência que o editar de uma imagem; e que no mínimo não seria intrusivo perguntar se é mesmo isso que o utilizador deseja fazer.

Mas não, a Microsoft acha que isso é algo que tem que ser estar sempre disponível, e o resultado é que mesmo só me tendo acontecido isto por duas ou três vezes ao longo de anos... continua a ser profundamente irritante descobrir que por um pequeno deslize do rato, acabamos por meter como imagem de fundo algo que não queríamos.

Pois bem... se estão fartos disso e se sentem à vontade para mexerem no registry do Windows, há solução!

O truque é remover do registry as chaves:

  • HKEY_LOCAL_MACHINE\SystemFileAssociations\.jpg\Shell\setdesktopwallpaper

Com a única parte chata a ser que terão que o fazer para os outros tipos de imagem que são reconhecidos: .dib, .gif, .jfif, .jpe, .jpeg, .png, .tif, .tiff, .wdp.

E a partir daí, deixarão de ter que lidar com a possibilidade de definir por engano a imagem de fundo do vosso ambiente de trabalho, pois a opção desaparecerá do menu de contexto quando clicarem numa imagem com o botão direito do rato.


Felizmente, há quem já tenha compilado isso tudo num ficheiro .reg que poderão simplesmente clicar para fazer isso de forma automática (assim como voltar a repor a opção caso sintam falta dela).



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)